Cultura e Lazer

Primeira Feira Cultural de Sinimbu começa nesta quinta-feira

Em clima de reconstrução e celebração, o município de Sinimbu dará início à 1ª Feira Cultural, que marca os 33 anos do plebiscito de emancipação – conhecido como “Dia do SIM”, em 10 de novembro de 1991 – e homenageia o bicentenário da imigração alemã no Brasil. A programação, que ocorre de quinta-feira, 7, a domingo, 10, oferece uma série de atividades gratuitas voltadas à comunidade.

O evento começa com a 17ª Feira Municipal do Livro, que será realizada quinta e sexta-feira no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nossa Senhora da Glória. Vai reunir alunos das redes municipal e estadual e contará com a presença dos escritores Marcelo Schmidt e Benno Bernardo Kist. O Grupo Luz e Cena, de Novo Hamburgo, apresentará três peças teatrais, incluindo uma sessão aberta ao público na noite de sexta-feira.

LEIA TAMBÉM: Vera Cruz mescla livros, música e artesanato em feira

Publicidade

Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9 na tarde dessa segunda-feira, 4, a rainha Édina Caroline Henrichsen e as princesas Michele Eduarda Bohrz e Jaqueline Vitória Fischer destacaram a feira como uma oportunidade de retomada das atividades no município após as enchentes. “A feira será uma forma de descontração depois de tudo o que vivemos com a enchente. Convidamos a comunidade a prestigiar nosso evento e ver o progresso de Sinimbu,” disse a rainha Édina.

Outros destaques da programação incluem a Noite Musical, que ocorrerá na Igreja Católica nesta quinta-feira, e o Dia da Melhor Idade, na sexta. Haverá a eleição do rei, rainha, princesas e simpatia da Melhor Idade, seguida de um tradicional baile no salão da Comunidade Católica. No mesmo dia haverá a reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e o fórum “Impactos da Enchente na Qualidade do Solo x Estratégias de Recuperação”.

LEIA TAMBÉM: Filme gravado em Santa Cruz será exibido nos EUA

Publicidade

Homenagens

No sábado, o público poderá participar da 4ª Caminhada na Natureza e prestigiar o 5º Festival Sinimbu Mais Bela Voz. Após o festival, o cantor Thomas Machado se apresentará na Comunidade Católica.

A programação se encerrará no domingo, com desfile temático e os Jogos Germânicos na Avenida General Flores da Cunha, seguidos de almoço festivo a R$ 35,00 por pessoa. Reservas antecipadas pelos telefones (51) 99962 7885 e (51) 3708 1132. A animação ficará por conta das bandas Champion, Destaque Nacional e Bier Fest. Haverá transporte coletivo gratuito nas regiões do município.

Organizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Sinimbu, o desfile terá como tema 200 Anos de Imigração Alemã: Fortalecendo Laços e Reconstruindo Histórias, com a participação de entidades e grupos locais. Além de relembrar o passado, a apresentação destacará projetos e agradecerá àqueles que ajudaram Sinimbu durante a enchente de maio, a maior tragédia da história do município.

Publicidade

Colaborou Aline Silva

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.