Categories: Polícia

Primeira fase do cercamento eletrônico chega ao fim nos próximos dias

As câmeras do projeto para implantação do sistema de cercamento e videomonitoramento eletrônico do Vale do Rio Pardo foram totalmente instaladas nos seis municípios da primeira fase – Pantano Grande, Encruzilhada do Sul, Candelária, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul e Vera Cruz. São 44 pontos com duas câmeras e outros 34 com apenas uma. De acordo com o prefeito Cássio Nunes Soares, presidente do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), faltam detalhes para ativação completa em Santa Cruz do Sul.

A expectativa é de entrega da instalação pela DGT Tecnologia em Segurança e Comunicação, de Novo Hamburgo, vencedora da licitação. “Vamos fazer a divulgação do pleno funcionamento do sistema em breve, quando a empresa entregar ao governo estadual”, destaca Soares. A etapa inicial contou com R$ 3 milhões em recursos por meio da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados.

LEIA TAMBÉM: Região conhece a primeira fase de implantação do cercamento eletrônico

Publicidade

Para os oito municípios restantes – Vale Verde, Passo do Sobrado, Sinimbu, Mato Leitão, Gramado Xavier, Boqueirão do Leão, Vale do Sol e Herveiras – há um projeto complementar em andamento para captação por meio da Lei de Incentivo à Segurança Pública (Piseg) do Estado, ainda sem um valor fixado. Com isso, o total de câmeras ficará entre 180 e 200.

Soares enfatiza o pioneirismo do Vale do Rio Pardo. “Será a primeira região do Estado a ter o cercamento eletrônico completo”, sublinha. Para o presidente, a região terá condições de promover ações preventivas na segurança pública, com o objetivo de coibir a criminalidade. “É melhoria encampada pelo Cisvale, que trabalha com muito afinco no projeto. Infelizmente, a pandemia atrapalhou. Poderíamos estar na fase de licitação da segunda fase”, complementou.

LEIA MAIS: Santa Cruz terá cercamento eletrônico em até 90 dias

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.