As equipes da Rota de Santa Maria atuam na primeira etapa de reestruturação da RSC-287. O objetivo, conforme o diretor da concessionária Renato Bortoletti, é concluir a recuperação na rodovia, com eliminação de buracos e ondulações na pista, trazendo mais segurança aos usuários que trafegam no trecho. Bortoletti estima que 50% dos 204 quilômetros de extensão da 287 já receberam esse tipo de intervenção.
A prioridade, conforme explicou o diretor em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 na manhã desta quinta-feira, 31, era priorizar o trecho do Daer, que é fica mais próximo de Santa Maria. “Começamos no quilômetro 230 e estamos passando de Agudo no sentido Santa Cruz. Quem transita até Santa Maria consegue visualizar uma melhora substancial. Iniciamos outra frente também em Tabaí sentido Venâncio Aires. Essa frente já está no quilômetro 54”, disse.
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O diretor da Rota de Santa Maria afirma que devido às reclamações de usuários que trafegam em Santa Cruz do Sul sobre as condições da rodovia no município, em fevereiro houve uma antecipação dos trabalhos previstos para este trecho. A meta é que em setembro essa primeira etapa de reestruturação seja concluída.
O trecho da rodovia entre Santa Cruz e Venâncio Aires, na avaliação de Renato Bortoletti, é o que necessita de mais reparos. A estratégia de deixá-lo para a etapa final da recuperação ocorre em função do grande fluxo no local. O diretor da Rota destaca ainda que muitos dos reparos executados são mais profundos do que a concessionária projetava inicialmente. “A intervenção que a gente tem feito é funcional, é superficial, mas está sendo muito mais profunda do que agente imaginava. Prevíamos intervenções mais superficiais, mas aqui na nossa região, a gente precisa realmente tirar a capa asfáltica existente que tem apresentado essas ondulações e substituir por uma capa nova, com acompanhamento tecnológico e com capacidade para aguentar sol e chuva”, detalhou.
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A Rota de Santa Maria atua também na limpeza de bueiros na rodovia, na concretagem de canaletas, na recuperação da drenagem superficial, na substituição da iluminação em pontos onde havia problemas e também na sinalização. Nesse primeiro ano, conforme Bortoletti, a meta é trocar 3,5 mil placas de sinalização vertical, tanto informativa como preventiva. “O ponto final vai ser a sinalização horizontal, ou seja, até setembro vamos pintar 100% da rodovia, à medida que terminam os outros serviços.”
O diretor da Rota de Santa Maria também avalia uma novidade implantada no pedágio de Venâncio Aires. A concessionária passou a oferecer uma pista exclusiva para a passagem de quem possui cobrança automática também no sentido Santa Cruz/Venâncio Aires. Segundo Bortoletti, a estratégia foi adotada para reduzir as filas, alvos de críticas dos usuários. De acordo com Renato Bortoletti, no início da gestão da Rota de Santa Maria, cerca de 20% dos usuários da RSC-287 usavam a cobrança automática. Atualmente, o índice está em cerca de 30% e a concessionária incentiva que a adesão siga crescendo.
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