Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MEMÓRIA

Primeira edição da Festa Nacional do Fumo teve desfile, exposições e programação ampla

O largo da Fenaf, com o pavilhão de exposições, chamava atenção por sua imponência

Santa Cruz do Sul está vivendo a 38ª Oktoberfest. Mas, nesta segunda-feira, 9, a coluna Memória, escrita semanalmente pelo jornalista José Augusto Borowsky, lembra da 1ª Festa Nacional do Fumo, que pode ser considerada a origem da Oktober. A Fenaf foi de 15 de outubro a 6 de novembro de 1966, há 57 anos.

A abertura aconteceu sábado (dia 15). Devido à chuva, o presidente da República, marechal Castelo Branco, acabou vindo no dia seguinte. O desfile cívico-militar, que seria à tarde, foi cancelado. Mas no domingo ocorreu o desfile de carros alegóricos, prestigiado por milhares de pessoas. Houve também  show da Esquadrilha da Fumaça.

LEIA TAMBÉM: Memória: Hotel Charrua foi construído visando a Fenaf

Publicidade

Para o evento, foram feitos muitos investimentos no Parque da Fenaf, incluindo a construção do pavilhão de exposições (agora usado para os bailes da Oktoberfest), o pórtico de entrada e pavilhões de madeira para a agropecuária. As principais empresas da cidade ocuparam os estandes.

Um dos espaços mais visitados foi o da Cia. de Fumos Santa Cruz, que instalou uma máquina de fabricação de cigarros. Todas as fumageiras estiveram presentes e distribuíram pequenas embalagens com amostras de produtos. Fora do central, havia outros ambientes, com exposição de animais, e um parque de diversões.

LEIA TAMBÉM: Memória: pavimentação do Aeroporto marcou aniversário de 106 anos de Santa Cruz

Publicidade

A programação da Festa do Fumo foi ampla. No interior do parque, houve  apresentações de danças típicas, CTGs, orquestras e bandas marciais. Nos clubes, ocorreram bailes todas as noites. O mais concorrido aconteceu no Corinthians, com o conjunto Velhinhos Transviados.

Os espetáculos artísticos, como teatro, Chiquinho do Acordeon, Primo Trio e o humorista Ary Leite, foram nos cines Apolo e Victória. Também ocorreram disputas esportivas, incluindo uma corrida de carros e bicicletas. A rainha da festa foi Esther Matte e as princesas Traudi Brenner, Carmencita Marinho, Marion Binz e Marilu Geske. O prefeito era Orlando Baumhardt, e Arcadius Swarowsky presidiu o evento.

Rainha Esther Matte e sua corte de soberanas foram muito aplaudidas no desfile de carros

*Pesquisa: Acervo da Gazeta do Sul

Publicidade

LEIA MAIS TEXTOS DE ZÉ BOROWSKY

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.