Tradicionais para famílias católicas e evangélicas luteranas, a Primeira Eucaristia e a Confirmação, respectivamente, marcam mais uma fase da renovação da fé em Jesus Cristo. Junto com a comunhão vem a aceitação de seguir, realmente, os ensinamentos de Jesus, honrando sempre Seu nome. É nesse momento que os cristãos recebem pela primeira vez “o Corpo e o Sangue de Cristo”, simbolicamente representados pela hóstia e pelo vinho.
Para isso, no final da infância, é comum participar das aulas de catequese ou do ensino confirmatório para estudar a Bíblia e compreender alguns princípios e conhecimentos fundamentais, como os 10 Mandamentos, as principais orações e os conhecimentos fundamentais da Igreja. Independentemente de ser a Primeira Eucaristia ou a Confirmação, o momento é especial e inesquecível e, por isso, os cristãos precisam estar bem-vestidos.
LEIA TAMBÉM: Extravasa: primavera com muita cor e muito brilho
Publicidade
Fonte: www.mundodastribos.com
De acordo com Ana Michele Reis, formada em moda e proprietária da loja de locação de trajes de festa Ana Reis Moda Festa, historicamente as meninas vestiam-se como pequenas noivas para receber o sacramento. Os vestidos eram brancos, as luvas pequenas e os véus de tamanhos menores também.
LEIA TAMBÉM: Estilo na ponta dos dedos: conheça os formatos de unhas queridinhos da mulherada
Publicidade
O tom da roupa era branco, que transmite limpeza e pureza, o que é adequado para esse evento clássico e religioso. “Essas vestimentas adaptaram-se um pouco, mesmo mantendo a tradição. Por ser um evento importante, para as cerimônias de sacramento, indica-se que as meninas usem cores sóbrias como branco ou bege e trajes comportados, delicados e não pomposos, de preferência com saias de comprimento abaixo do joelho”, ressalta.
Ana também afirma que acessórios como tiaras, escapulário e flores românticas, podem ser usados. Já os tecidos devem ser leves e confortáveis, devido ao longo tempo em que a criança permanece com a veste. “Uma tendência forte deste ano de 2022 é a descaracterização do sapato social para a composição da vestimenta. Em lugar de sapatilhas, a preferência é pelo tênis All Star branco”, revela.
LEIA TAMBÉM: Debutantes depois dos 15: conheça a história de jovens que tiveram o sonho adiado pela pandemia
Publicidade
Eduardo Henn, proprietário da Edu Store, explica que quando se fala na roupa das meninas, o vestido branco com luvas é unânime. Para os meninos, entretanto, sempre surge alguma controvérsia e pequena resistência em vestir uma roupa mais formal. “Tratamos como sugestão para que, no transcorrer da cerimônia religiosa, haja uma harmonia e padrão entre os jovens”, afirma.
Segundo ele, as vestimentas são definidas em reunião entre famílias e igreja para que todos estejam trajados de forma harmônica durante a cerimônia religiosa. As sugestões para os confirmandos são calça preta slim fit, social ou de sarja, sapato preto com camisa branca manga longa e gravata slim ou borboleta. Fica opcional o uso do paletó, completando o traje.
LEIA TAMBÉM: Rumo ao altar: setor de casamentos projeta crescimento
Publicidade
Para a comunhão ou Primeira Eucaristia, costuma-se usar uma túnica branca sobre as roupas dos meninos para que todos fiquem num mesmo padrão. De mesma forma, sugere-se calça preta e sapato preto. Nesse caso, permite-se vestir camisa branca ou polo manga curta branca sobre a túnica. “Passado os momentos formais, as tradicionais fotos com familiares e amigos, é normal que o confirmando troque de roupa para aproveitar a festa com os convidados, o que é menos comum para as meninas”, complementa Eduardo.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.