Categories: Regional

Primavera promete ser mais quente do que o normal

Que o inverno surpreendeu por conta das altas temperaturas, isso os gaúchos não têm dúvidas. Mas e como andam as expectativas com relação à primavera que inicia nesta sexta-feira às 17h02? Mais calor! As previsões da MetSul Meteorologia indicam para uma estação quente, com temperaturas superando os 30 graus: dois a mais do que a média esperada para a estação. Em outubro e novembro, os picos de calor deverão ser ainda mais intensos: alguns dias serão marcados por marcas típicas de verão entre 37 e 38 graus.

Conforme a meteorologista da MetSul, Estael Sias, a primavera também deverá ter chuva próxima ou acima da média na maior parte do Rio Grande do Sul. A boa notícia é que ao contrário do que aconteceu em 2015, por exemplo, episódios de chuva mais volumosa e intensa serão pontuais. O mesmo acontece com as tempestades. Conforme o instituto de meteorologia, este ano os temporais poderão acontecer na segunda metade da estação, decorrentes da combinação calor e umidade. “Este ano, os temporais serão mais ocasionais, porém quando ocorrerem podem ser fortes”, complementa.

A volta do frio também está descartada. Dados do Climatempo indicam que não há expectativas de massas polares fortes, tampouco eventos de frio atípico como no meio da primavera do ano passado. A dica, portanto, é guardar os casacos e reservar as roupas leves. 

Publicidade

Primeiro dia de calor antecede sábado chuvoso

Os primeiros dias da estação mais florida do ano prometem temperaturas de verão. Conforme o Centro de Previsões e Estudos Climáticos (CPTEC), a máxima chegará aos 33 graus hoje. Há possibilidades de chuva para amanhã e as marcas diminuem, podendo chegar aos 26 graus. A previsão se mantém assim até a terça-feira, quando os termômetros, mais uma vez, saltam e chegam aos 30 graus.

La Niña não está descartado

Publicidade

O fenômeno La Niña também não está descartado. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)  há um aumento da probabilidade entre 55% e 60% de ocorrer o fenômeno no Sul durante a primavera e início do verão. A chegada do La Niña pode indicar que os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março devem ser mais secos do que o normal.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.