Uma imagem de um veículo com o registro da Polícia Rodoviária Federal passou a circular na internet, especialmente, através do Whatsapp, na última semana. A fotografia era usada para apontar o aparelho em cima da viatura como um radar móvel. Porém, a PRF desmentiu os boatos através da Assessoria de Imprensa nesta terça-feira, 14.
Segundo o comunicado, as câmeras que estão na viatura fazem parte de um projeto pioneiro, ainda em fase de testes, no estado do Ceará. O objetivo dos aparelhos é reconhecer as placas dos veículos que circulam nas proximidades. O projeto usa a tecnologia de reconhecimento de caracteres OCR (Optical Character Recognition)
“O equipamento não tem a finalidade de aplicar multa,” explica a nota. O seu uso, de acordo com a PRF, é destinado para identificar – em tempo real – irregularidades. Dessa forma, é possível encontrar veículos envolvidos em queixas de furto e roubo. A partir da leitura das placas, a ferramenta analisa as informações do carro ou motocicleta e usa o sistema global da PRF para fiscalizar.
Publicidade
O uso, de acordo com a PRF, transforma a fiscalização e a detecção das irregularidades em processos mais rápidos, além de ter eficácia e precisão em abordagens policiais, direcionadas a veículos que tenham mais probabilidade de apresentar irregularidades.
Leia a nota na íntegra:
“Apontadas erroneamente como “radares móveis” em grande parte das mensagens, câmeras que estão na viatura da imagem fazem parte de um projeto pioneiro em teste no estado do Ceará.
Publicidade
As câmeras tem a funcionalidade de “ler” as placas dos veículos que circulam nas proximidades por meio de tecnologia de reconhecimento de caracteres OCR (Optical Character Recognition).
O equipamento não tem a finalidade de aplicar multa, sendo usado para identificar em tempo real possíveis irregularidades, tal como queixa de furto e roubo do veículo. Com a leitura das placas, a ferramenta faz uma análise das informações do veículo usando o sistema global utilizado pela PRF para fiscalização e direcionando o trabalho de fiscalização policial.
Com isso a ação de fiscalização ganha em agilidade na detecção das irregularidades – tais como roubo e furto, restrição judicial e multas atrasadas – e eficácia e precisão na medida em que as abordagens policiais são direcionadas para os veículos com maior probabilidade de apresentação de irregularidades.”
Publicidade