A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta para o risco de chuvas intensas nesta terça-feira, 15, nas regiões Sudoeste, Sudeste, Noroeste, Nordeste, Metropolitana e Centro rio-grandense. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há possibilidade de temporal com incidência de descargas elétricas e ventos de até 100 quilômetros por hora, que podem resultar em alagamentos, queda de galhos de árvores, queima de eletrônicos e até corte da energia.
Já o Climatempo avisa que haverá áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão, que provocam chuva forte nas regiões da Fronteira Oeste e da Campanha. Na quarta-feira, 16, o vento sul traz um ar mais frio e o tempo fica mais firme. Entre quinta-feira, 17, e sexta-feira, 18, o avanço de uma frente fria no Rio Grande do Sul provoca chuva forte e volumosa em todas as áreas, inclusive com queda de temperatura. No sábado, 19, e domingo, 20, a frente fria se afasta e a temperatura entra em elevação e não há mais previsão de chuva.
A Coordenadoria Estadual se coloca com equipes regionais à disposição das localidades para suporte e auxílio. Informações podem ser repassadas pelo telefone de emergência 199. A Defesa Civil ressalta que alertas são previsões meteorológicas e podem ou não se confirmar.
Publicidade