Com o ar seco e o tempo aberto, as próximas noites serão mais frias, conforme previsão da MetSul Meteorologia. Mínimas ao redor ou abaixo de 10 graus vão predominar na maioria dos municípios gaúchos desta terça-feira, 9, até sábado, 13. As tardes, por sua vez, tendem a ser agradáveis, com máximas em torno ou pouco acima de 20 graus.
A previsão da MetSul indica que as temperaturas mínimas mais baixas ocorrerão entre quarta-feira – quando os termômetros devem oscilar entre 11 e 21 graus – e sábado. Nos demais dias, as mínimas caem um pouco, para 10 graus. O domingo do Dia das Mães promete tempo ensolarado e máxima agradável, na faixa dos 22 graus.
LEIA MAIS: Chuva continua? Veja a previsão do tempo para a semana em Santa Cruz
Publicidade
Os meteorologistas antecipam a ocorrência de geada nesta semana, em especial em baixadas de localidades de maior altitude da Metade Norte gaúcha, como na área de Soledade, na Serra e nos Aparados, assim como de forma isolada no Sul gaúcho, especialmente na fronteira com o Uruguai e Serra do Sudeste.
Os primeiros nove dias de maio foram de muita instabilidade em Santa Cruz do Sul. Nesse período, a chuva acumulada no Centro atingiu 187 milímetros. O montante é muito superior aos 122 milímetros de média histórica para maio. Os dados são da estação da Gazeta Grupo de Comunicações.
O volume também é o maior para um mês desde julho do ano passado, quando houve o registro de 206 milímetros. A instabilidade em maio marca a interrupção de oito meses com chuva abaixo da média no município. A precipitação acumulada na última semana foi a mais intensa desde a última semana de janeiro de 2021. Naquela oportunidade, uma enxurrada causou diversos prejuízos, principalmente na zona urbana de Santa Cruz do Sul.
Publicidade
LEIA MAIS: Acumulado de chuva já é o maior desde janeiro de 2021
A expectativa a partir de agora é que a chuva se torne mais frequente, dando fim ao longo período de estiagem que começou em setembro do ano passado. A tendência é de que maio ainda registre mais precipitações nos próximos 22 dias, o que deve aumentar o volume de chuva no mês. No entanto, os prognósticos de hoje apontam para uma sequência de pelo menos dez dias com tempo seco no Vale do Rio Pardo.
A MetSul Meteorologia informou que todas as regiões do Estado registraram acumulados acima de 100 milímetros nos primeiros dias de maio. Nos próximos meses, com a atuação desta vez do El Niño clássico, com o aquecimento das águas irradiado pela faixa equatorial do Pacífico, frequentes eventos extremos de chuva como deste começo de maio devem ser esperados no Sul do Brasil. Conforme a MetSul, o potencial desses episódios de chuva excessiva será ainda maior se confirmado um evento de Super El Niño, como sugerem vários modelos de clima.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.