Os transtornos por conta das chuvas acompanharão os gaúchos até o fim do ano. Temporais como o de quarta-feira devem ser recorrentes até o encerramento da primavera. Informações do Instituto Meteorológico Climatempo dão conta de que, pelo menos, uma tempestade por semana será registrada.
Essa anomalia climática se deve à presença do fenômeno El Niño. Sul do Brasil seja caracterizada pela chuva intensa. Em um período de 17 horas, o Vale do Rio Pardo registrou 93,8 milímetros de chuva – 59 em apenas duas horas. A média esperada para todo o mês de outubro era de 140 milímetros.
De hoje até domingo a chuva dará uma trégua e, com o aparecimento de sol, as temperaturas alcançarão máximas de 23 graus. No entanto, uma frente fria encobrirá o Estado na segunda-feira. Isso fará com que a instabilidade volte a preocupar na terça e na quarta, quando as condições climáticas ficarão semelhantes às de quarta, com grande possibilidade de temporais. O instituto ainda prevê volume de chuva superior ao registrado até o momento para o dia 25 de outubro.
Publicidade
Devido à umidade do solo e o alto nível dos rios, há um alerta para aqueles que residem em locais próximos a fluxos de água. Além disso, esse contexto favorece deslizamentos e bloqueios de estradas. A meteorologista do instituto Climatempo Bianca Lobo explica que tempestades devastadoras como a ocorrida nessa quarta-feira aconteceram nos anos de 1982 e 1997, quando também houve presença do El Niño.
This website uses cookies.