A Defesa Civil está em estado de atenção por conta da previsão de temporais para este domingo, 24. Um boletim divulgado neste sábado, 23, dá conta de que a chegada de uma frente fria que vem se deslocando por todo o Rio Grande do Sul pode causas temporais. Há possibilidade de chuva forte, rajadas de vento, descargas elétricas e granizo.
Neste sábado, o dia será de forte calor em todo o Estado. Há risco de pancas fortes na fronteira com o Uruguai entre o fim da tarde e a noite. As outras regiões seguem com temperaturas elevadas. Em Santa Cruz as temperaturas variam entre 20 graus e 36 graus e a noite deve ser de chuva.
Conforme a Defesa Civil, no domingo o calor diminui em relação ao sábado. Em Santa Cruz a manhã e tarde devem ser de tempo nublado e a chuva retorna à noite. As temperaturas ficam entre 21 e 33 graus.
Publicidade
Já na segunda-feira, 25, a chuva segue atingindo o Estado e volumes mais expressivos de precipitação se concentram na metade Norte e a maior parte do Leste do Rio Grande do Sul. As temperaturas diminuem ainda mais. O Vale do Rio Pardo inicia a semana com mínima de 19 graus e máxima de 24.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de tempestades para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A previsão para o Estado é de chuva entre 30 e 60 milímetros ou 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos chegando velocidades entre 60 e 100 quilômetros por hora. Há possibilidade de formação e queda de granizo. Segundo o Inmet, os temporais podem causas cortes de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Publicidade