Regional

Previsão de chuva intensa motiva suspensão das aulas no Dom Alberto

O temporal registrado na tarde do último sábado, 27, causou uma série de estragos em Santa Cruz do Sul e na região. Além disso, a chuva intensa chuva registrada nas últimas horas tem tornado a situação ainda mais grave em alguns pontos. Em função da situação atual e da previsão de chuvas intensas nos próximos dias, a Faculdade Dom Alberto suspendeu as aulas. A decisão, anunciada por volta das 18 horas desta segunda-feira, 29, causou descontentamento dos estudantes, que entraram em contato com o Portal Gaz.

LEIA TAMBÉM

Eles alegam ter indagado a instituição durante o dia, solicitando um posicionamento em relação à manutenção das aulas presenciais. No entanto, reclamam que o retorno da Dom Alberto apenas no fim da tarde, o que fez com que vários alunos da região se deslocassem até Santa Cruz pela falta de resposta em tempo hábil. Eles, sugerem, ainda, a possibilidade das aulas no formato EAD.

Em Sinimbu

Também nesta segunda-feira, a prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, cancelou as aulas nas redes municipal e estadual do município. O retorno está previsto para a quinta-feira, 2. Devido ao fato de o Rio Pardinho ter saído do leito, muitos trechos onde passam os ônibus foram interrompidos. De acordo com a Prefeitura, a Emei Criança Feliz estará funcionando para atender os que necessitarem.

Publicidade

Venâncio Aires

Por questões de segurança, as aulas das escolas municipais da região serrana de Venâncio Aires também foram suspensas nesta terça-feira, 30. São elas: Emef João Cândido de Moura, Emef Osvaldo Cruz, Escola Santa Isabel e Emef Deolindo (Linha Arroio Grande). Na Emei Closs, localizada no Bairro União, os pais são orientados a levarem os filhos mais tarde, caso seja possível o atendimento.

As fortes chuvas que atingiram Venâncio Aires nesta segunda-feira, 29, causaram diversos pontos de alagamentos e transtornos para os moradores. De acordo com a Prefeitura, a precipitação torrencial resultou em situações complicadas em várias áreas da cidade. Alertas foram emitidos em relação aos afluentes da região, indicando um aumento significativo no volume de água, especialmente nas cabeceiras do Arroio Castelhano, onde a chuva está mais intensa.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz mantém secretarias mobilizadas para atender famílias atingidas pelo temporal

Publicidade

Diante dessa situação, o Ginásio da Associação Esportiva Recreativa e Cultural Santa Tecla (Sercsate) está disponível para abrigar as pessoas afetadas. A recomendação é que os móveis sejam elevados e as famílias estejam preparadas para deixar suas residências, caso seja necessário.

Para qualquer emergência relacionada às chuvas severas, os moradores podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone (51) 93505-5953. Além disso, em casos de urgência, o Corpo de Bombeiros está disponível no número 193 para prestar assistência imediata.

Rio Pardo

Devido aos altos volumes de chuva registrados em Rio Pardo durante esta segunda-feira, a Secretaria de Educação suspendeu as aulas em todas as escolas municipais de Ensino Fundamental. A maioria dos educandários fica localizado no interior do município e apresentam dificuldade de acesso para alunos e professores. A medida vale para esta terça-feira.

Publicidade

Já as escolas municipais de Educação Infantil Algodão Doce, Criança Feliz e Tio Patinhas têm aulas parcialmente suspensas por conta de problemas estruturais causados pela chuva. No restante das unidades, o atendimento segue normal.

LEIA TAMBÉM: VÍDEOS: temporal provoca alagamentos em Rio Pardo

Alerta

De acordo com a MetSul Meteorologia, o alerta para esta semana é de um cenário de grave risco hidrológico e meteorológico em todo o Rio Grande do Sul, com chuva extrema e possibilidade muito alta de enchentes.

Publicidade

Em Santa Cruz do Sul, o acumulado entre esta segunda-feira e domingo, 5, deve superar os 260 milímetros. O meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, da MetSul, já adianta que em geral a semana será marcada por muita instabilidade e muita chuva com altos volumes. Praticamente todo o Rio Grande do Sul tem alerta laranja para chuvas intensas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Telefones úteis

  • Corpo de Bombeiros: 193
  • Brigada Militar: 190

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.