Como forma de prevenção ao coronavírus (Covid-19), a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) informou nessa terça-feira, 17, mudanças temporárias na forma de atendimento prestado nas Agências FGTAS/Sine, no Programa Gaúcho do Artesanato e no Vida Centro Humanístico. As agências desenvolvem as ações do Sistema Nacional de Emprego (Sine).
LEIA MAIS: Coronavírus: acompanhe as últimas notícias sobre o Covid-19
A partir de quinta-feira, 19, as 39 unidades administradas pela FGTAS terão horário de atendimento das 10 às 15 horas. Já as 116 agências administradas em parceria com as prefeituras seguirão orientação municipal.
Publicidade
O acesso às agências será alterado, evitando aglomerações dentro das unidades, conforme diretrizes das autoridades de saúde. Diante dessas alterações, é sugerido ao trabalhadores entrarem em contato com as agências para verificação dos horários de atendimento. Telefones e endereços estão disponíveis no site da FGTAS.
Programa gaúcho do artesanato
As Casas de Artesão atenderão ao público das 10 às 15 horas. Estão suspensos todos os eventos e oficinas de artesanato.
Vida centro humanístico
Funcionará das 10 às 15 horas. Estão suspensos todos os eventos e oficinas no espaço.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Tire suas dúvidas sobre o coronavírus e saiba como se prevenir
Orientação
Com a finalidade de diminuir aglomerações de pessoas e o tempo de permanência nos lugares públicos, a FGTAS orienta os trabalhadores a buscarem atendimento no ambiente digital:
Publicidade
Oportunidade de emprego
Empregador
O empregador pode selecionar trabalhadores por meio das Agências FGTAS/Sine, no site da FGTAS ou do Portal Emprega Brasil do Ministério da Economia.
– No Portal Emprega Brasil o empregador pode anunciar vagas de emprego, selecionar trabalhadores para entrevista, registrar e acompanhar o processo de seleção.
– Também é possível informar as vagas diretamente nas agências, através do preenchimento do formulário no site da FGTAS.
Publicidade
Trabalhador
Através do Aplicativo Sine Fácil, é possível se candidatar às vagas de emprego, agendar entrevistas com empregadores e acompanhar a situação do benefício do seguro-desemprego.
– Para acessar as informações, é necessário entrar com cidadao.br ou obter uma chave de acesso (QRCode), através do portal de serviços.
Carteira de Trabalho
Para obter a Carteira de Trabalho Digital, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store ou na Play Store do Android) ou acessar via internet. Quem já tem cadastro no sistema, basta usar login e senha de acesso no app Carteira de Trabalho Digital.
Com a Carteira de Trabalho Digital, é possível acompanhar o contrato de trabalho e ter acesso aos registros trabalhistas anteriores. As anotações que eram realizadas na CTPS física agora são feitas somente eletronicamente e o acompanhamento é realizado por meio da Carteira de Trabalho Digital.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Confira alterações nos serviços em Santa Cruz do Sul
Seguro-desemprego
O trabalhador pode realizar o encaminhamento do benefício seguro-desemprego pela internet. Para isso, será preciso realizar um cadastro no site.
Após sete dias da dispensa, pode ser encaminhado o seguro-desemprego. O trabalhador pode acessar o Portal Emprego Brasil clicando em “Quero me cadastrar” ou na opção “Já tenho um cadastro” e informar a senha de acesso.
Quem ainda não é registrado deve digitar dados pessoais, como CPF, nome e telefone e responder a algumas perguntas sobre a vida laboral e previdenciária.
Uma vez com acesso à conta, é preciso clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego” e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa. Em seguida, confirmar a solicitação e obter um comprovante ao final do processo.
Se a solicitação online for concedida automaticamente, receberá a informação de que a emissão das parcelas acontecerá em 30 dias contados a partir da data de liberação pelo sistema.
Se o sistema acusar alguma necessidade de validar a documentação ou erro, o cidadão deve comparecer a uma Agência FGTAS/Sine e levar todos os documentos recebidos pela empresa, documentos pessoais, Carteira de Trabalho (não obrigatória). Caso a Carteira for virtual (digital) basta declarar no ato do atendimento. Caso ocorra problemas no encaminhamento do seguro-desemprego on-line, entre em contato pelo telefone 158.
Agendamento seguro-desemprego
As Agências FGTAS/Sine oferecem atendimento de encaminhamento de seguro-desemprego com agendamento. O agendamento objetiva fornecer maior comodidade para o trabalhador e pode ser realizado no site da FGTAS.
This website uses cookies.