Elas

Pretinho (nada) básico para os olhos: confira dicas para escolher o delineado

Um delineado é um delineado.” Apesar de redundante, a frase é facilmente compreendida por quem maquia ou aprecia uma bela maquiagem. O contorno nos olhos chama atenção e conta com adeptas ao longo dos séculos.

A maquiadora Cris Dias Papa salienta que o delineado é um clássico que nunca sai de moda. “Mas sempre digo às clientes, ele é muito individual, depende do formato do olho, do gosto da pessoa e do que melhor combina com cada uma.”

LEIA TAMBÉM: Como ter uma pele mais saudável? Confira dicas para prevenir o envelhecimento precoce

Publicidade

A marcação no entorno dos olhos passou por diversas fases. A mais famosa é o tradicional “gatinho”, com o traço no final do olho bem esticado. Atualmente, o que tem feito mais sucesso, segundo Cris, é uma adaptação desse clássico, intitulada “agulha”, que tem um acabamento final bem fino e discreto. Também é possível exagerar e fazer um traçado bem grosso, para quem tem uma pálpebra bem espaçosa. Chama bastante atenção.

No entanto, fazer o delineado perfeito não é uma tarefa fácil – pelo menos para a maioria das mulheres. Mas uma coisa é fato: só a prática aprimora a técnica. Para Cris, é preciso desmistificar a ideia de que um olho tem de ficar igual ao outro. “Não somos iguais, o objetivo é deixar o mais parecido possível.”

LEIA MAIS: Elas: irmãs com vida e propósitos compartilhados

Publicidade

O tipo de material para fazer o traço também influencia. As menos experientes podem iniciar com a caneta delineadora. Ainda há a possibilidade de utilizar lápis delineador, sombra e delineador em gel – o preferido da Cris. Independentemente de qualquer coisa, a única verdade é que para aprimorar a técnica é necessário treinar.

Ao longo dos anos, o delineado também ganhou cor, formas e grafias. Hoje em dia, as pessoas têm inúmeras possibilidades para usar a criatividade na hora de maquiar. O delineado colorido ganhou muitos adeptos e faz um tremendo sucesso. Cris conta que esse lado mais artístico é pouco usado no dia a dia do salão. Noivas e formandas, por exemplo, ainda preferem o clássico.

“Respeito sempre o desejo da cliente. Tem pessoas, inclusive, que não gostam de delineado e tá tudo certo.” O delineado gráfico, com desenhos, dois traços e outros tipos de marcações, ajuda a diversificar o olhar.

Publicidade

Na história

O olho bem marcado tem origem na Mesopotâmia e no Egito, onde homens e mulheres delineavam os olhos para se proteger do sol e da poeira. Cleópatra é uma grande inspiração dessa época. Musas Pop dos anos 1990, como Madonna e Cindy Lauper, também usavam o contorno bem marcado.

Dica da Cris

“Comece pela parte interna do olho e trace uma linha reta. Não pressione, seja lápis, pincel… O movimento precisa ser leve e o mais preciso que conseguir. Feita a linha, preencha até a pontinha. Caso erre, não desfaça tudo! Um pincel e um pouquinho de base te ajudam a consertar!”

Qual o ideal?

Um ponto importante na hora de escolher o delineado é o formato dos olhos. Confira algumas dicas:

Publicidade

  • Olhos grandes – Se você possui olhos avantajados, faça também um delineado mais “puxado” nas laterais. Assim o efeito de olhos menores e um olhar mais sexy estarão em evidência e você pode usá-lo a qualquer momento! O famoso estilo gatinho é um bom exemplo.
  • Olhos caídos – Esse tipo de olhar requer um delineado do tipo mesclado, utilizando sempre um lápis bege na parte interna, para dar o efeito de olhos maiores e mais vivos. Faça um traço fino e vá engrossando de forma contínua até a parte externa e acima dos olhos.
  • Olhos orientais – As orientais devem usar um delineador claro, para abrir mais o olhar e dar o efeito de olhos maiores. A técnica deve começar no meio dos olhos e “elevar” o traço nos cantos, tanto em cima quanto embaixo deles.
  • Olhos pequenos – As mulheres que têm olhos pequenos podem fazer linhas finas e rentes aos cílios. Passar também um lápis bege na linha d’água vai dar a impressão de olhos maiores.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA EDITORIA ELAS

Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.