Categories: Polícia

Presos participaram de roubo de fumo em 2015, diz PF

As sete pessoas presas pela Polícia Federal na manhã dessa quinta-feira, 31, participaram de um roubo de carga de fumo em março do ano passado no município gaúcho de Ipê, informou no início da tarde o delegado Gustavo Schneider. O grupo envolvido no crime foi o alvo da fase 2 da Operação Huno. As 22 toneladas de fumo in natura foram roubadas quando eram transportadas para uma fumageira de Santa Cruz do Sul. O motorista chegou a ser mantido refém por cerca de 24 horas. O produto foi localizado três dias após o roubo, em Vera Cruz. 

Conforme Schneider, à época a PF pediu à Justiça Federal para postergar a elucidação do crime para evitar que as investigações da Operação Huno, que estavam em andamento, fossem comprometidas. Isso porque, conforme alguns dos investigados confirmaram em depoimento hoje, a carga roubada abasteceria o grande esquema de receptação, falsificação de documentos, sonegação fiscal, exportação irregular de fumo, contrabando de cigarros, adulteração de produtos entregues ao consumo e pirataria de marcas registradas que foi desarticulado em 5 de novembro. “São pessoas que tem ligação com os grupos encontrados na outra etapa. Eles não atuavam apenas na região, mas também no Paraguai, por exemplo, e em outros estados do País”, disse Schneider.

Dos sete presos, dois são empresários que atuavam em Vera Cruz. Os nomes não foram divulgados pela PF. Eles são transferidos ainda na tarde de hoje para Nova Prata, onde ficarão à disposição da Justiça de Antônio Prado. Todos foram alvo de pedidos de prisão temporária e indiciados por roubo qualificado. Além das prisões, foram apreendidas três armas e um carro de luxo. Cerca de agentes da PF participaram da operação.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.