A direção do Presídio Regional, em Santa Cruz do Sul, confirmou no fim da tarde desta quinta-feira, 6, que o motorista de uma van, preso por suspeita de abusos contra crianças e um adulto, será transferido. A transferência para outra cadeia da região, solicitada ainda na sexta-feira, foi autorizada pela Justiça. O pedido foi feito depois que um vídeo, com imagens dele sendo agredido por outros presos, foi divulgado na internet. O preso foi isolado dos demais.
Nesta quinta-feira, o diretor da casa prisional, Aledison Correia Picolini, prefere não divulgar maiores detalhes sobre o local para onde o preso será encaminhado e quando deve ocorrer essa transferência. Ele adiantou, no entanto, que deverá ser feita uma transferência temporária, de 60 dias. “Próximo ao término do prazo, vamos reavaliar a decisão de transferência definitiva ou o retorno dele”, afirmou.
A decisão, segundo Picolini, é uma forma de evitar que novos episódios violentos ocorram. Ele acredita que em outra cadeia da região o caso provocará menos repercussão. Após a divulgação das imagens, os agentes revistaram duas celas do presídio onde foram encontrados nove celulares. Dois presos, identificados nas imagens como os responsáveis pelas agressões, foram isoladas e responderão pelo a processo administrativo disciplinar.
Publicidade
Nessa quarta-feira, a polícia encaminhou à Justiça o inquérito sobre o caso. A Polícia Civil identificou 11 vítimas de estupro de vulnerável, sendo dez crianças e um adulto com deficiência mental. Segundo a delegada Lisandra de Castro de Carvalho, elas teriam sido vítimas de atos libidinosos dentro da van, que era conduzida pelo motorista.