Responsável por causar pânico em pais, alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Raio de Sol após invadir o educandário na última sexta-feira ao tentar fugir da polícia, um homem de 35 anos, com extensa ficha de antecedentes, já está atrás das grades. Ele se apresentou às 19h30 de domingo, 27, no Presídio Regional de Santa Cruz do Sul.
Na sexta, pela manhã, a Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão na residência de um outro investigado, na Rua Lindolfo Grawunder, no Bairro Belvedere, imediações da Emei Raio de Sol. O homem de 35 anos, no entanto, acreditou que se tratava de alguma ação em que ele fosse o alvo e fugiu correndo de sua residência, vindo a invadir o pátio da escola para se esconder.
LEIA MAIS:
Publicidade
- Pais de alunos pedem providências após invasão no pátio de Emei
- Homem em fuga da polícia invade Emei em Santa Cruz
O fato fez com que professores e equipe diretiva protegessem as crianças nas salas superiores e suspendessem o retorno às salas no andar térreo. Em comunicado enviado aos pais, a escola pediu que os responsáveis buscassem seus filhos. O criminoso fugiu do local em seguida e não foi mais encontrado. Ele cumpria pena pelo crime de roubo, em regime domiciliar.
Contudo, devido ao fato de ter saído da zona de perímetro estabelecida pela Justiça e rompido a tornozeleira eletrônica após a fuga, entrou na condição de foragido da Justiça. Permaneceu assim até a noite de domingo, quando se apresentou à Polícia Penal. Agora, a Justiça vai analisar se concede ou não novamente o benefício que o autoriza a cumprir a sequência da pena em sua residência.
O Ministério Público, por sua vez, pediu a instauração de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o homem para apuração da falta grave praticada. Com 46 antecedentes, ele tem um histórico de ocorrências e mora a poucas casas da Emei Raio de Sol, na Rua Lindolfo Grawunder. Para se ter uma ideia, possui em sua ficha crimes desde quando tinha 15 anos, em todos os bairros de Santa Cruz e até no interior.
Publicidade
Enquanto adolescente infrator cometeu delitos como ameaça, furto, roubo, porte de arma e assalto a motorista de táxi. Já adulto, especializou-se em furtos de veículos, em residências e também roubos a pedestres. Em sua ficha, ainda constam crimes como receptação, homicídio doloso e três assaltos a taxistas no ano de 2019. O advogado que o defende, Mateus Porto, revelou à reportagem da Gazeta do Sul que seu cliente está sendo ameaçado de morte.
LEIA TAMBÉM: Júri desclassifica tentativa de homicídio ocorrida há mais de uma década em festa
“Ele já sofreu um atentado meses atrás, em junho. E a questão delicada é que como ele usa tornozeleira, precisa estar em endereço fixo, e fica numa situação vulnerável de perigo”, disse Porto. “Ele teve que sair dali, mas tão logo cessou a situação de ameaça, apresentou-se ao sistema prisional”, complementou.
O advogado pretende apresentar à polícia a justificativa para o PAD a ser instaurado pelo rompimento da tornozeleira eletrônica de seu cliente, que não teve o nome revelado.
Publicidade
Reincidência
Não é de agora que a comunidade escolar da Emei Raio de Sol clama por mais segurança. Na manhã de 25 de junho, um tiroteio envolvendo membros de uma organização criminosa já havia deixado em pânico alunos, pais, professores e direção. Na ocasião, crianças e funcionários tiveram que se deitar no chão das salas, com medo que alguma bala perdida acertasse alguém.
LEIA TAMBÉM: Homem com sinais de embriaguez acelera veículo contra Guarda Municipal e é preso em Santa Cruz
O sentimento de pais que entraram em contato com a Gazeta do Sul é de impotência, pois as preocupações com os filhos se intensificam a cada novo acontecimento. Muitos contam que vão trabalhar apreensivos, sem saber o que pode acontecer no decorrer do dia. Ainda relatam a demora da Prefeitura em atender aos diversos pedidos feitos por eles para realizar melhorias na infraestrutura.
Publicidade
Entre as demandas, está um muro aos fundos e na lateral da instituição, e uma travessia elevada em frente para tornar mais segura a passagem na Rua Lindolfo Grawunder, além de mais presença da Guarda Municipal. Em nota enviada à Gazeta, a Secretaria Municipal de Educação informou que trabalha na elaboração do projeto para construção de um muro de 105 metros lineares, entre outras melhorias nas instalações da Emei Raio de Sol.
Publicidade