Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi o município escolhido para receber a construção de um presídio federal no Rio Grande do Sul. A decisão do Ministério da Justiça e Segurança foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira, 29. Charqueadas, na Região Carbonífera havia oferecido um terreno para receber a casa prisional, mas foi rejeitado pelos técnicos.
No início do ano foi anunciado pela Secretaria de Segurança Pública que recursos do governo Federal seriam utilizados na construção de pelo menos dois presídios. Além disso, um terceiro seria viabilizado com investimento do grupo Zaffari que faria uma permuta com o Estado.
A área que será utilizada para a construção do presídio federal pertence à extinta Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e fica localizada entre a Estrada do Conde e a BR-116. O terreno foi visitado pela comissão técnica em abril.
Publicidade
Segundo a Comissão de Trabalho do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) as obras devem ter início no segundo semestre deste ano. A Penitenciária de Segurança Máxima vai comportar 208 vagas individuais e mais 20 vagas para inclusão. O governo Federal estima um investimento de R$ 40 milhões na obra.
This website uses cookies.