Os olhares de todo o Brasil estão voltados à catástrofe que atinge o Rio Grande do Sul. Enchentes já atingem pelo menos 114 municípios gaúchos, criaram rastros de destruição, deixaram famílias desabrigadas e causaram mortes em diversos pontos. Nesta quinta-feira, 2, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve vir ao Estado para acompanhar a situação e anunciar medidas às cidades atingidas.
Conforme o Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, o presidente deve embarcar em Brasília, rumo ao Rio Grande do Sul, por volta das 7 horas. A agenda pode sofrer alterações em função das condições climáticas, mas o plano é ir até Santa Maria, no Centro do Estado. “É em Santa Maria que nós faremos as reuniões e faremos todas as tratativas, os encaminhamentos que precisam ser feitos”, disse Pimenta.
LEIA MAIS
- VÍDEO: veja como foi a coletiva de imprensa com o governador Eduardo Leite
- “Deverá ser o maior desastre do nosso Estado”, antecipa governador Eduardo Leite
Devem acompanhar o presidente Lula, além de Paulo Pimenta, o chefe da Casa Civil, Rui Costa; o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; o ministro dos Transportes, Renan Filho; além dos comandantes do Exército e Aeronáutica, autoridades e representantes técnicos.
Publicidade
Paulo Pimenta ressaltou o apoio do Governo Federal nos resgate e ações no Rio Grande do Sul. “Já temos mais de 330 homens do Exército mobilizados, equipamentos, bote salva-vidas, oito helicóptero disponíveis. Alguns [dos helicópteros] sem condições de operar devido às condições climáticas”, destacou. “Na medida em que as condições permitirem, todos esses helicópteros também entrarão imediatamente em operação.”
O foco, segundo ele, é auxiliar os gaúchos. “Não vai faltar efetivo, não vai faltar apoio. Nós vamos, nesse primeiro momento, dar ajuda humanitária. E num segundo momento vamos trabalhar junto com a Defesa Civil do Estado e dos municípios, no trabalho de limpeza e reconstrução. Apoio total do Governo Federal, presença total do Governo Federal. E a presença do presidente Lula amanhã [quinta-feira] no Rio Grande do Sul é mais do que nunca uma demonstração de responsabilidade e compromisso com o Rio Grande”, finalizou.
LEIA MAIS
- “Deverá ser o maior desastre do nosso Estado”, antecipa governador Eduardo Leite
- Governo suspende aulas na rede estadual em todo o Rio Grande do Sul
- Idosa de 95 anos é encontrada morta afogada dentro de casa
- Primeira vítima da enchente em Rio Pardinho é identificada
- Ponte de Mariante na RSC-287 está bloqueada para trânsito de veículos
- Estado estima prejuízo de R$ 100 milhões em áreas afetadas pela chuva
- VÍDEO: moradores de Santa Cruz fazem filas em postos de gasolina
- Prefeitura pede que tutores não abandonem animais nas enchentes
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade