O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo Rolim, garantiu que nos próximos dias todas as agências no Estado deverão ser reabertas. A informação foi dada em audiência nessa terça-feira, 2, com o deputado Heitor Schuch, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Carlos Joel da Silva, e a diretoria da entidade.
A expectativa é de sanar grande parte dos problemas com a realização de perícias médicas informados por agricultores. Com a maioria das agências ainda fechadas, eles são obrigados a percorrer grandes distâncias, até Porto Alegre, principalmente, para conseguir fazer a consulta.
Além da falta de peritos, foram apresentados na reunião outros problemas para o encaminhamento de benefícios previdenciários. Por exemplo, a dificuldade de agendamento de perícias pelo telefone 135 e a falta de retorno após o contato; o acerto pós-perícia, com muitos casos em que o pedido é indeferido sem que o segurado apresente os documentos comprovantes de sua qualidade/enquadramento; e a demora na análise dos pedidos represados, de até um ano. A expectativa de Schuch é de que, a partir da conversa dessa terça, os principais gargalos possam ser resolvidos.
Publicidade
LEIA MAIS: Audiência discute negativa de benefícios do INSS a agricultores
This website uses cookies.