Regional

Presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo palestra em evento nacional sobre turismo

O incentivo da Cooperativa de Crédito Sicredi Vale do Rio Pardo ao turismo regional motivou a presença do presidente Heitor Álvaro Petry como painelista, atendendo a um convite da Academia Brasileira de Eventos e Turismo (Abet). O evento foi realizado na tarde da última segunda-feira, 7, tendo no Espaço APAS, em São Paulo. Palestrantes de todo o país e de diversos setores da sociedade participaram da discussão, que teve por objetivo propor debates para desenvolver o turismo no Brasil, buscando formas de elevar os atuais números do setor.

Heitor Petry iniciou a fala no quarto painel, apresentando a Sicredi Vale do Rio Pardo, pontuando as características da região e a forma de atuação da cooperativa. “Durante nossa história de 103 anos, a preocupação com a diversificação da economia e o crescimento econômico das propriedades rurais sempre esteve presente e dentro disso o turismo rural vem evoluindo. Começou com questionamentos feitos sobre as alternativas de diversificação para as famílias que se dedicam ao cultivo do tabaco. Percebemos que o turismo rural poderia ser uma das alternativas interessantes para pequenas propriedades”, destacou.

LEIA TAMBÉM: Confira a cédula de votação da Consulta Popular; escolha de projetos começa nesta segunda-feira

Publicidade

Neste contexto, a estratégia da cooperativa está focada no apoio, estímulo e principalmente em grandes parcerias com instituições da área técnica, de ensino e de representação e organização de categorias voltadas a fomentar e estimular as ações de turismo, sendo a principal delas a Associação de Turismo do Vale do Rio Pardo  (Aturvarp). Na sequência, oferecer consultorias, treinamentos e capacitações e, por fim, o crédito.

Com o processo de articulação da cooperativa definido, a Sicredi VRP passou a apoiar e fomentar os micro e pequenos negócios com crédito. “Entendemos ser importante para a nossa região o dinheiro circular lá, buscando a prosperidade. Com o avanço desse processo, temos percebido que o turismo já teve uma elevação muito importante dentro da nossa região e para a cooperativa é motivo de alegria fazer parte disso”, enfatizou Petry.

LEIA TAMBÉM: Concurso público da Emater terá 98 vagas em aberto

Publicidade

Em 2022, o Sicredi Vale do Rio Pardo realizou 7,2 mil projetos de agricultores familiares da região, com mais de R$ 110 milhões em crédito liberado. “Acreditamos no potencial turístico que a região tem, em vários segmentos e setores, nas áreas urbana e rural, e temos atuado fortemente neste segmento por entender a sua importância e relevância para o desenvolvimento regional. Estamos fazendo a nossa parte para o turismo crescer”, pontuou o presidente.

Além do apoio financeiro, no âmbito dos negócios, a cooperativa ainda disponibiliza as estruturas de assessoramento técnico, com créditos liberados não só para pequenas propriedades, mas para redes hoteleiras, restaurantes e eventos, como Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, e Expoagro Afubra, em Rio Pardo.

LEIA TAMBÉM: Procissão das Criaturas: relembre alguns momentos da programação

Publicidade

O seminário

Com o tema “O que fazer para dobrar o turismo brasileiro até 2035?”, o evento promovido pela Academia Brasileira de Eventos e Turismo incluiu na programação diversas palestras. No painel de abertura, Milton Zuanazzi, ex-secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, foi o responsável por falar sobre a governança como estratégia fundamental para o futuro do turismo brasileiro.

O painel 2 focou nos vetores do turismo sustentável e responsável para o ano de 2035, com o ex-diretor Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT) e vice-Ministro do Turismo em 2003, Márcio Favilla Lucca de Paula. Já o terceiro painel, abordou a inovação conforme os desenvolvimentos tecnológicos ao redor do mundo, trazendo a temática de como a infraestrutura, os eventos e o marketing devem contribuir para dobrar o turismo do Brasil até 2035.

LEIA TAMBÉM: Programação, desfile na Floriano e ingressos: veja detalhes do Enart 2022

Publicidade

Além de Heitor Petry, o painel 4 contou com a mediação da presidente da Associação Cearense do Turismo no Espaço Rural e Natural, Anya Ribeiro, que abordou questões sustentáveis do turismo brasileiro para os próximos anos, citando como exemplos os incentivos ao turismo no Nordeste.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.