A Cooperativa Languiru, que tem sede em Teutônia, no Vale do Taquari, confirmou ontem a renúncia do presidente Dirceu Bayer e todo o conselho de administração. A decisão foi tomada após 20 anos na direção da organização, que passa por momento delicado financeiramente. Em nota, a cooperativa aponta prejuízos ocasionados no período mais grave da pandemia de coronavírus e o aumento nos investimentos nos últimos cinco anos. Portanto, as dívidas, até 30 de março, chegavam a R$ 1,8 bilhão, incluindo débitos com terceirizados, fornecedores e transportadores, entre outros.
LEIA MAIS: Em momento preocupante, Languiru apresenta programa de reestruturação
Bayer foi importante na reconstrução da Languiru, que passava por problemas financeiros no momento em que assumiu a presidência, em 2002. Assim, no cargo, comandou uma reformulação da empresa, levando inclusive ao fortalecimento do seu parque industrial. Contudo, nos últimos anos, a empresa teve prejuízos, principalmente no segmento de aves e suínos.
Publicidade
Em março, durante reunião com prefeitos da região, o então presidente da cooperativa havia comentado que estava acontecendo a “maior crise da história no segmento das carnes”. Além disso, o custo das commodities e a queda do poder de compra do consumidor foram destacados como razões para a queda. Na ocasião, o gestor comentou sobre uma “reestruturação” que a empresa passaria para lidar com a situação.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.