Presidente da Emater/RS-Ascar desde 2015, Clair Tomé Kuhn está desde a quinta-feira na região Centro Serra, onde participa do evento Saberes, Sabores e Sementes Crioulas de Ibarama, que terá sua abertura oficial na tarde desta sexta-feira, 11. Também participou, nesta manhã, da solenidade de entrega do selo “Sabor Gaúcho” para a Agroindústria da Neti, em Linha Rubert, interior de Sobradinho.
Natural de Espumoso e ex-prefeito de Quinze de Novembro, Kuhn concedeu entrevista ao programa Giro Regional na manhã desta sexta, ao lado do ex-prefeito de Segredo, Alencar Feron, que atualmente ocupa a gerência técnica da Emater, e do engenheiro agrônomo Leandro. E destacou a atuação da entidade, que está sempre ao lado do pequeno agricultor.
Apesar de ter formação em Educação Física, Kuhn tem suas origens no campo, e sempre valorizou isso. “O pequeno agricultor põe na mesa cerca de 70% dos alimentos hoje em dia. Sigo acreditando muito na força da agroindústria, e vejo que a região Centro Serra tem investido nisto”, salienta o presidente da Emater. A posição foi defendida por Alencar, que após deixar a Prefeitura de Segredo, logo voltou a atuar na Emater. Em julho, assumiu cargo de gerência estadual na entidade.
Publicidade
Alencar Feron: ex-prefeito de Segredo agora está atuando na capital
Foto: Mateus Souza/Gazeta da Serra
Kuhn também lembra que um dos principais desafios do agricultor é com relação ao futuro da propriedade, já que muitos ainda aconselham os filhos a tentar a vida na cidade. “O que eu vejo nas localidades é que, em muitos lugares, falta gestão. As vezes, o filho vai para a cidade onde vai ser empregado. Na propriedade, ele pode ser o dono do próprio negócio”, ressalta.
Publicidade