A quarta edição deste ano do Encontro com o Sindilojas recebeu, na noite desta terça-feira, 11, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL), Gustavo Schifino. O também diretor das Lojas Trópico falou sobre “O Varejo e o Franchising na Era do Compartilhamento” para cerca de 60 empresários no auditório do Sindilojas Vale do Rio Pardo.
Schifino, que é presidente do Conselho de Ética da Associação Brasileira de Franchising (ABI), iniciou a palestra falando sobre o momento da economia brasileira. Segundo ele, alguns empresários estão dizendo que não existe crise, tentando assim motivar suas equipes. “Mas a crise está aí e precisamos enfrentá-la”. A primeira medida adotada pela maioria foi o corte das despesas e muita gente se deu conta de que poderia ter feito isso antes. “É a hora de praticar o que se deixou de fazer porque a economia estava aquecida”.
O palestrante ressaltou que nem todos os segmentos estão em crise. O franchising, por exemplo, cresceu 8,4% no período de um ano. “Nos últimos três meses, foram 9,1%, justamente quando a situação econômica piorou”. “Ou seja, é um bom negócio, mas necessita de um bom planejamento para dar certo”, afirmou.
Publicidade
Ele ainda mencionou as mudanças no comportamento dos consumidores, principalmente os jovens. Para o presidente da CDL, a Era do Compartilhamento tem mãe e pai. “A mãe é a Internet e o pai, é o propósito das pessoas”. Schifino destacou que essa geração não compra mais sem saber o que os outros acham do produto. E nisso, as redes sociais são a vitrine. “Os likers ditam o consumo hoje. Por isso, precisamos mudar se quisermos vender para eles”.
Ao final da palestra, Schifino respondeu a perguntas dos empresários e deu uma dica de como fidelizar o cliente. De acordo com ele, todos temos um nível de expectativa quando compramos algo ou contratamos um serviço. “Se você entregar o mesmo que os outros, terá feito igual a todos. Se entregar menos, o consumidor não volta. Mas se você entregar algo mais, que supere a expectativa do cliente, ele se torna fiel”, concluiu.
Publicidade