Política

Nicole Weber diz que quer maior participação da população no Legislativo

A presidente eleita da Câmara de Vereadores, Nicole Weber, que assumiu o cargo nessa quarta-feira, 1º, já planeja as ações do Legislativo ao longo do ano. Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, ela afirmou que já está de olho nas eleições de 2026, quando deverá concorrer para deputada estadual.

“Temos o poder Judiciário, o Executivo e o Legislativo. O Legislativo, então, é o nosso poder, responsável por legislar, fazer leis, mas também por fiscalizar e garantir a boa aplicação do dinheiro público. São três poderes independentes, e é muito bom quando eles trabalham juntos. Eu torço para que isso aconteça, e a partir de hoje [quinta-feira], eu represento os 17 vereadores”, destacou.

LEIA TAMBÉM: Nicole Weber irá comandar Câmara de Vereadores em 2025

Publicidade

Nicole é a vereadora mulher mais votada da história de Santa Cruz, com 3.749 votos. “Agora, não vou representar só os meus eleitores, vou representar toda a população”, frisa a presidente. Ela também diz que quer uma aproximação com o povo: “Uma presidência de receber e de atender as pessoas. Eu sei que o prefeito Sérgio Moraes confia muito em mim também, desde a época da campanha, e eu torço para que tudo aconteça da melhor forma possível.”

Além de defender a causa das mulheres, a vereadora ficou conhecida por levantar outras pautas importantes na Câmara, como o combate à corrupção e denúncias de irregularidades. “Também quero mostrar para as pessoas que tenho outro perfil. As pessoas me conhecem como a Nicole combativa e denunciante, mas também sou uma Nicole propositiva.” Ela deseja incentivar os vereadores a buscarem recursos federais para serem investidos no município.

Como presidente, Nicole não pode propor novas leis, mas poderá fazer decretos com a Mesa Diretora. “Quero implementar o projeto Líderes do Amanhã, que visa trazer as escolas para dentro da Câmara, para que os jovens e crianças se interessem pela política. São várias situações que precisamos trabalhar”, afirma. Ela também pretende retomar o encontro de vereadoras do Vale do Rio Pardo e incluir o Vale do Taquari, com o objetivo de fomentar a participação das mulheres nas eleições.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Querendo a presidência da Câmara em 2025, Nicole Weber descarta convite para assumir pasta de Desenvolvimento Econômico e Turismo

Nicole vai concorrer a deputada em 2026

Durante a entrevista, Nicole Weber confirmou que irá concorrer a deputada estadual em 2026. “Conversei com quem trabalha comigo, com minha família e o próprio prefeito Sérgio Moraes. Então, no ano que vem, sim, colocarei meu nome à disposição para concorrer a deputada estadual”, declarou.

Nicole frisou que já mostrou seu trabalho para Santa Cruz, para o Vale do Rio Pardo, e que esse trabalho vem se expandindo para todo o Rio Grande do Sul. “Quero colocar meu nome à disposição, dizendo que meu foco sempre será minha cidade do coração, Santa Cruz do Sul.”

Publicidade

Sobre a permanência no seu atual partido, o Podemos, a política afirmou que vai seguir, mas não descarta uma mudança. “Tenho esse partido com muito carinho, mas sempre devemos analisar as nossas possibilidades e o apoio do partido para concorrer a cargos, como o de deputada estadual.”

Sede própria da Câmara

Como presidente, Nicole Weber quer dar início à construção do prédio próprio da Câmara de Vereadores e sair do aluguel. “Com toda certeza, vamos colocar a pedra fundamental da Câmara este ano. Precisamos sair do aluguel porque, apesar de algumas pessoas acharem que o prédio seria muito caro, é só pensar com inteligência. Calculamos que, em poucos anos, a Câmara se paga, e assim o dinheiro do contribuinte será poupado.”

LEIA TAMBÉM: Prefeito de Santa Cruz decreta turno único até o fim de janeiro; veja o que muda

Publicidade

Em 23 de dezembro do ano passado, foi apresentado aos vereadores o projeto arquitetônico desenvolvido pela empresa Santini & Rocha para a construção do novo prédio do Legislativo, no terreno entre as ruas Marechal Deodoro e Sete de Setembro.

A estrutura projetada pela empresa de Porto Alegre, com base no levantamento realizado pelo engenheiro civil do Legislativo, Geziel da Silva, contará com oito pavimentos e dois subsolos, distribuídos no terreno em formato de “L” de 1.900 metros quadrados, que receberá uma edificação de 4.300 metros quadrados, com um custo estimado entre R$ 15 a 20 milhões. O projeto já está protocolado na Secretaria de Planejamento da Prefeitura. O acesso principal será pela rua Marechal Deodoro, e o acesso de veículos será pela rua Sete de Setembro.

Colaborou a jornalista Aline Silva

Publicidade

LEIA MAIS EM POLÍTICA

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.