A Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) está com uma nova titular desde a última quinta-feira. Trata-se de Simone Beatris Schneider, profissional com perfil técnico e longa experiência no setor público. Formada em Química Industrial e mestra em Ambiente e Desenvolvimento, atuou na mesma pasta por oito anos no município de Lajeado, além de ter atuado com gestão ambiental no setor privado. O antigo titular, César Cechinato, passa a responder somente pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, Simone revelou que recebeu o convite em meados de janeiro e aceitou porque acredita que pode contribuir para o avanço do município. Ela entende que o meio ambiente deve fazer parte do trabalho de todas as secretarias, com o objetivo de criar uma cidade inteligente e acelerar os processos internos. “Tudo isso para que possamos dar garantia ao Desenvolvimento Econômico de que os empreendimentos podem vir com segurança para Santa Cruz.”
LEIA TAMBÉM: Serviços da Corsan deixam bairros de Santa Cruz sem água nesta semana
Publicidade
Ao comentar as diferenças entre as cidades onde já atuou, Simone afirmou que a principal mudança é a proporção e o nível de amadurecimento das discussões sobre temas como água, esgoto, resíduos e coleta seletiva. “Em alguns lugares, elas não são tão amplas e só dizem respeito ao poder público e algumas reclamações da comunidade.” Em Santa Cruz, segundo ela, esse panorama é mais avançado e o grande desafio é aumentar o engajamento da população. “Os problemas são iguais em todos os municípios, eles só têm proporções e conduções diferentes.”
O novo Plano Municipal do Saneamento Básico, o levantamento socioambiental e o movimento pelo Cinturão Verde são vistos pela nova secretária como os três grandes desafios de 2024. Disse ainda reconhecer a polêmica em torno da preservação ambiental, vista por muitos como um fator de limitação para o desenvolvimento econômico. “Não é com esse viés que devemos olhar, é necessário preservar dentro de um equilíbrio.”
O túnel verde também foi abordado durante a entrevista, e Simone reforçou a intenção de conservar um dos principais cartões-postais de Santa Cruz. Para tanto, em uma parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Prefeitura está adquirindo um tomógrafo de árvores. O equipamento consegue verificar as condições fitossanitárias das plantas. “A partir daí será feito um trabalho de diagnóstico e um levantamento do que poderá ser feito. Com certeza o intuito é de que permaneça.”
Publicidade
*Colaborou Ronaldo Falkenback
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade