O presépio é um dos principais símbolos natalinos, presente em muitas casas e igrejas nesta época do ano para celebrar o nascimento de Cristo. Na Catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul, novamente um presépio de grandes proporções enche os olhos dos fiéis e visitantes. Montado à esquerda do altar, ele foi instalado por um grupo de voluntários, coordenados por Lúcia Ertel. Representando o cenário do nascimento do menino Jesus, a estrutura é rodeada por pinheiros e plantas verdadeiros.
“O objetivo é ajudar as crianças e todos os cristãos na oração e meditação dos mistérios natalinos e a bem acolher a mensagem do menino Deus, nascido na gruta de Belém”, destaca o padre Roni Osvaldo Fengler. O religioso reforça que o presépio é a reprodução do cenário onde Jesus de Nazaré nasceu. “Assim, traz a mensagem de que o Filho de Deus entrou realmente na história humana: nasceu em um momento determinado e em um lugar concreto.”
Padre Roni ressalta que a representação do presépio lembra que Jesus Cristo nasceu pobre e entre os pobres. “Maria e José acolhem o bebê numa cabana, em Belém, na periferia de Jerusalém. Seu berço foi uma manjedoura, um berço de pasto, ao lado dos animais”, comenta. Além disso, ele observa que os primeiros que visitaram o bebê foram os pastores, uma classe formada pessoas pobres. “O presépio é um símbolo natalino baseado puramente nos Evangelhos”, reforça o padre.
Como surgiu a tradição?
O hábito de montar presépios surgiu em Greccio, na Itália, com São Francisco de Assis, no ano de 1223. “Neste ano, a fim de mostrar aos camponeses de uma forma bem realista como tinha sido a noite do nascimento de Jesus, em vez de festejar a noite de Natal na igreja, como era seu hábito, Assis fê-lo na floresta. E o presépio caiu no gosto popular e se espalhou por todos os continentes”, explica o padre Roni Oswaldo Fengler.
Publicidade
Confira a programação de Natal da Catedral São João Batista para este fim de ano:
24 de dezembro
9 horas: confissões na Catedral. 17 horas: Missa de Natal – Sagrado Coração de Jesus – Belvedere. 18 horas: Missa de Natal – São Luís – Monte Verde. 19 horas: Missa de Natal – São José. 20 horas: Missa do Galo – Catedral
25 de dezembro
7 horas: Missa de Natal – Catedral. 9 horas: Missa de Natal – Catedral. 9 horas: Missa de Natal – São José. 10 horas: Missa de Natal – Comunidade Nossa Senhora do Carmo – Margarida/Aurora. 10h30: Missa de Natal – Catedral. 19 horas: Missa de Natal – Catedral
LEIA MAIS: Noite agradável e centro cheio para desfile natalino
Publicidade
This website uses cookies.