Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

20 DE SETEMBRO

Presença de diferentes gerações vai marcar o Desfile Farroupilha em Santa Cruz

Foto: Alencar da Rosa

Tradições gaúchas cultivadas desde a mais tenra idade: as primas Antônia, de 7 anos, e Maria Vitória, de 6 meses, vão desfilar juntas

É grande a expectativa para as comemorações deste 20 de Setembro, feriado do Dia do Gaúcho. Em Santa Cruz do Sul, o Desfile Farroupilha vai reunir, a partir das 9 horas desta terça-feira, 20, 24 entidades que irão passar pela Rua Ernesto Alves, no Centro. A concentração inicia-se na Rua Tiradentes, próximo ao Parque da Oktoberfest. Para quem estiver a cavalo, a concentração será dentro do parque, com entrada pela Rua Coronel Oscar Jost.

LEIA MAIS: Desfile Farroupilha de Santa Cruz contará com mais de 20 entidades

Neste ano, a Semana Farroupilha no município tem como tema “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”. A intenção é mostrar que o Rio Grande do Sul é um Estado com diversidade cultural. Por isso, após o desfile, durante à tarde, haverá mateada com bandas locais e apresentações artísticas dos CTGs, na Praça Getúlio Vargas. Segundo Franco, esse será um momento para integrar os munícipes e fortalecer o vínculo com a tradição. 

Publicidade

Diferentes gerações vão manifestar o seu amor pelas tradições ao longo do dia em Santa Cruz

Um dos grupos que participarão do desfile deste 20 de Setembro em Santa Cruz do Sul é o das Caetanas. Juntamente ao grupo, também participam as integrantes da Associação Formiguinhas Solidárias da Juju. As mulheres que compõem o projeto estarão representadas por diferentes gerações que cultuam o tradicionalismo e o amor pela cultura gaúcha. 

LEIA MAIS: Busca por indumentária infantil aquece o mercado especializado

Dona Maria, 93: Formiguinhas Solidárias

Com 93 anos, dona Maria Elvira da Silva Marques está contente, pois vai desfilar com seu vestido de prenda. Ela ainda vai carregar a imagem da Nossa Senhora Aparecida. Segundo Zoraia Pereira, coordenadora do grupo Caetanas, durante a campanha AME Juju (que resultou nas Formiguinhas Solidárias), as integrantes foram (e são) muito devotas à santa. Além disso, ela é também a padroeira dos campeiros do Rio Grande do Sul.

Publicidade

“A dona Maria nos ajuda em todas as ações, organiza kits de doces, bolachas, ela é superativa. E a comissão pediu para que cada entidade citasse a mais experiente e a mais nova. Por isso, estamos levando a nossa mais experiente”, explica Zoraia.

A pequena Antônia da Silva Gonçalves, de 7 anos, vai desfilar levando a prima Maria Vitória da Silva, de apenas 6 meses, em uma espécie de carretinha. Junto com outras gurias e mães do grupo das Caetanas, as primas vão abrir o Desfile das Prendas.

Dienifer da Silva, de 30 anos, mãe de Maria Vitória e tia de Antônia, conta que a tradição é trazida e mantida a cada geração da família. “Minha família incentivou a gente sempre desde a infância. Meu pai foi capataz de CTG, e ele sempre dizia que se fosse incentivar alguma dança ou cultura, que fosse a do povo gaúcho.” Além disso, Dienifer comenta que as mulheres da família também trabalham junto com as Formiguinhas, promovendo ações sociais. 

Publicidade

Antônia, por sua vez, gosta tanto de cultuar a tradição que pediu para entrar com a música Do Fundo da Grota em seu aniversário de 7 anos. A menina que vai abrir o desfile diz que está ansiosa para este dia 20. A família já está se preparando há cerca de três semanas. 

LEIA TAMBÉM: Veja o que muda no feriado da Revolução Farroupilha

Na região, muitas ações estão previstas

Em Rio Pardo, a concentração para o desfile começa às 11 horas, no Parque de Eventos Apelles de Quadros. O desfile começa às 14 horas, seguido da extinção da Chama Crioula. À noite, ocorrerá show de encerramento dos festejos farroupilhas, com o grupo Fandangaço, no acampamento farroupilha.

Publicidade

O município de Vera Cruz comemora o 20 de setembro com uma cerimônia de bandeiras que se inicia às 8h30, no CTG Candeeiro da Amizade. Um churrasco coletivo ocorrerá a partir das 11 horas, seguido de fandango com Paulo Souza e Grupo Carcando Vanera. 

Em Sinimbu também não haverá desfile, mas o CTG Tropeiro Velho realiza almoço festivo no feriado, ao meio-dia, com churrasco a R$ 35,00, para congregar os interessados em torno do tradicionalismo.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.