A semana começa com tempo firme, apesar da perda de força da massa de ar seco e frio que vinha agindo sobre o Rio Grande do Sul. O vento fica calmo com amplitude térmica elevada, variando de mínimas de 10 graus, na madrugada, a máximas, na tarde, chegando aos 25 graus.
Na terça-feira, 10, de acordo com a MetSul Meteorologia, mudanças devem ser percebidas. Haverá aumento de nuvens, o que provocará chuva irregular e de baixa intensidade. A variação da temperatura será menor. A precipitação, ainda que fraca, segue na quarta-feira, com queda nos termômetros da tarde para a noite.
A semana segue com o retorno do ar seco e frio, na quinta, garantindo a presença do sol e noite e madrugadas mais frias. As maiores mudanças, porém, serão percebidas a partir da segunda quinzena de maio.
Publicidade
LEIA MAIS: Maio terá chuva acima da média e temperaturas moderadas
A segunda massa de ar frio chega na metade deste mês e deve ser de maior intensidade. Modelo europeu indica que esta nova incursão de ar frio seria de trajetória continental e atingiria não apenas o Sul do Brasil; chegaria também ao Centro-Oeste e ao Sudeste entre os dias 15 e 16.
Esta onda de frio é uma mera possibilidade estimada por projeções de computadores dos modelos numéricos e apenas os dados dos próximos dias poderão confirmá-la, assim como a sua intensidade, mas pelos dados desta segunda traria as menores mínimas, até agora, no ano em muitas cidades. Na saída do modelo europeu do começo do domingo, pela primeira vez, apareceu neste ano o indicativo da linha de temperatura de zero grau, aparecendo na região de Porto Alegre e na maioria das cidades gaúchas.
Publicidade
Se tais projeções se confirmarem, as mínimas na terceira semana do mês a geada deve se formar em cidades que ainda não tiveram a ocorrência do fenômeno em 2022.
LEIA TAMBÉM: Alto volume de chuva afeta a produção de bergamotas na região
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade