Categories: Elas

Prepare a casa para o outono; confira as dicas

Com a chegada do outono, tornam-se mais frequentes os dias com temperaturas amenas e noites mais frias. Nesse período, tendemos a ficar mais reclusos e, portanto, é importante manter um ambiente aconchegante e quentinho. Além disso, com a pandemia, “aprendemos” a passar mais tempo em casa, e os cômodos devem refletir um cenário mais calmo, prático e confortável.

Segundo a proprietária da Lojas Oba Oba, Marilene Aguiar Pacce, os clientes têm buscado “enfeitar” mais o lar no contexto pandêmico. “O pessoal começou a valorizar, querer deixar o ambiente mais bonito”. A decoração tem papel fundamental para dar vida aos lugares e deixá-los mais funcionais. E agora é hora de apostar em tendências para as estações mais frias.

Acessórios

Acerte escolhendo itens que lembrem tons e elementos da natureza. Substituir peças de metal e plástico, como lixeiras e cestos de roupa, por materiais como palha e vime traz sensação de conforto. Nas almofadas, troque as estampas coloridas por cores mais sóbrias. Um tapete na sala ou quarto deixa o ambiente mais quente e intimista.
Mas como combinar todas essas texturas, tons e peças?

Publicidade

O ideal, nas cores, é escolher uma principal e criar ao menos quatro sobreposições de outras tonalidades, sejam as variações mais claras ou escuras. Para as texturas, podemos seguir a mesma linha de pensamento: uma textura principal combinada com outras mais lisas e neutras. “Eleja uma cor. Se a almofada tem três cores, escolha uma como a principal e os demais tons você pode complementar na mesma paleta,” explica Marilene. E lembre-se: menos é mais. Escolha algo para destacar, os demais itens devem ser complementares, seguindo uma mesma linha decorativa ou utilizando estilos que se integrem. Se optar por uma manta no sofá, utilize almofadas em outras tonalidades, mas na mesma paleta, para trazer fluidez.

Texturas

  • Use e abuse de lã, tricô, fibras naturais, flanela, couro e tecidos tricotados. Alguns desses elementos acumulam bastante poeira, portanto, é importante manter uma higienização adequada.
  • O mármore e o cobre também estão no destaque das tendências de 2022, mas não apenas no acabamento de móveis e pisos: detalhes em armários e papéis de parede fazem toda a diferença.
  • Investir em itens que misturam peças rústicas com toques modernos traz um estilo “antigo chique” ao ambiente.
  • O estilo étnico utiliza estampas com inspirações africanas. Já foi uma trend de 2021 e segue em 2022.

Cores

A tendência é estar confortável dentro de casa. Aposte em cores orgânicas, ou seja, que remetem à natureza: tons amadeirados, terrosos, marrons e verdes (musgo e pálido). Outra escolha que já vem de anos anteriores é o uso do cinza e do azul em todas as suas variações, pois são cores mais sóbrias e combinam perfeitamente com o período frio.

LEIA TAMBÉM: Elas: nona edição do caderno evidencia a inserção das mulheres em múltiplos espaços

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.