Centro-Serra

Preparativos se intensificam para a 29ª Romaria Diocesana Maria, Mãe do Redentor

Falta exatamente um mês para a realização da 29ª edição da Romaria Diocesana a Maria, Mãe do Redentor, em Cachoeira do Sul. A Diocese se prepara para o evento que atrai milhares de fiéis anualmente ao Parque da Romaria para um dia de oração e celebração. Neste ano, o tema da Romaria é “Maria ensina-nos a dizer sim a Deus”, tendo como propósito do ano vocacional “Cada comunidade uma nova vocação”.

De acordo com o padre Fabrício Afonso Bervian, que atua junto ao Bispado em Cachoeira do Sul e está coordenando o setor litúrgico no Parque da Romaria, a mesma é planejada meses antes de sua realização. “Esta é a Romaria que antecede a dos 30 anos, em 2024. Estamos a todo vapor, já pensando na edição de três décadas, onde deverá ser apresentada uma nova dinâmica com Romarias especiais, englobando grupos”. 

Padre Fabrício Afonso Bervian

Todas as Paróquias se envolvem com a organização e auxílio na Romaria. Conforme o padre Gelso Bernardy, da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, que inclui Sobradinho, Passa Sete e Lagoa Bonita do Sul, reunido com integrantes da Paróquia São Paulo Apóstolo, de Ibarama, já estão programadas quatro lotações para a peregrinação religiosa. Também sairão ônibus das Paróquias de Segredo e Arroio do Tigre, além dos fiéis que costumam viajar de carro com a família e amigos. 

Publicidade

Padre Gelso Bernardy, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes

Para este ano, são esperados cerca de 60 mil romeiros de vários municípios da Diocese e do Estado. No domingo, 15 de outubro, às 9 horas, ocorrerá a saída da Romaria em frente à Catedral Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Cachoeira do Sul, com destino ao Parque onde fica o Santuário da Mãe do Redentor e onde será celebrada a missa. Após o almoço, durante a tarde, será realizada a bênção da saúde. Haverá comercialização de almoço e lanches ao longo de todo o dia, bem como de itens religiosos. Nos próximos dias também estarão à venda camisetas alusivas à 29ª Romaria Mãe do Redentor, ao preço de 40 reais.

Ainda segundo o padre Gelso, as missas da manhã e tarde, durante a Romaria, serão animadas pelos grupos das Paróquias de Sobradinho e Segredo. As celebrações também serão transmitidas ao vivo pela internet.

Em relação à infraestrutura para o evento, conforme padre Hélvio Luiz Cândido, ecônomo da Mitra Diocesana, vem sendo feitas melhorias no Parque da Romaria, entre as quais a ampliação dos banheiros. “A cada ano que passa a Romaria aumenta e nos apresenta novos desafios. Neste ano, foram feitos 20 novos banheiros e também uma construção atrás do altar-monumento, através da contribuição de patrocinadores da comunidade. Também foram realizadas melhorias nas tendas, churrasqueiras, nos espaços que dispomos dentro do Parque. Estamos sempre buscando melhorar e sonhando que, daqui algum tempo, vamos ter também um monumento com a estátua da padroeira da Diocese”, salienta.

Publicidade

Padre Hélvio reforça o convite a todos. “A gente quer a presença do povo para rezar. Vivemos momentos tão difíceis, mas sempre estamos pensando com esperança positivamente. Precisamos muito da oração porque ela clareia e ajuda muito a gente a discernir quais os caminhos que precisamos seguir. Então convidamos o povo para um dia especial de oração. O povo tem que vir pedir graças. Nossa Senhora sempre se coloca à disposição para estar alcançando as graças, mas a gente também tem que pedir. Papa Francisco que diz isso, ‘Deus não se cansa de dar, mas a gente não está pedindo mais, não está rezando mais’. Então a gente precisa insistir em pedir. Quem bate, a porta se abre. A quem pede, se alcança e, assim, a palavra de Deus vai dizendo isso. Então é renovação, tem que se renovar na fé. A gente convida o povo a participar, a aumentar a devoção a Nossa Senhora e, sobretudo, dar essa alegria, porque a Igreja viver uma Romaria é momento de alegria”.

No mês que antecede a grande festa, a imagem da Mãe do Redentor visita as Paróquias da Diocese. Na Área Norte, a Paróquia São Marcos, de Segredo, recebeu a visita em 2 de setembro, enquanto a Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, no dia 10, em Pitingal – Passa Sete e na Igreja Matriz em Sobradinho. Neste sábado, 16, será a vez da Paróquia São Paulo Apóstolo, de Ibarama e, no domingo, 17, na Sagrada Família, em Arroio do Tigre.

Celebração na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Navegantes

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Nathana Redin

Share
Published by
Nathana Redin

This website uses cookies.