Os últimos dias têm sido muito movimentados nos principais cemitérios de Santa Cruz do Sul. Com a proximidade do Dia de Finados, que é lembrado na próxima quarta-feira, 2, além da tradicional visitação para limpeza das sepulturas, adequações são realizadas nos ambientes.
No Municipal, que fica na Avenida Independência, os preparativos foram intensificados. Equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade trabalham em diferentes frentes. Entre as melhorias estão a pintura de muros e cordões, colocação de novos bancos, podas de árvores e arbustos e substituição de lajotas no setor de gavetas. De acordo com o titular da pasta, Jaques Eisenberger, os trabalhos serão executados até o dia 1º, véspera do feriado, inclusive para dar suporte aos visitantes.
LEIA TAMBÉM: Sindicato dos Comerciários define horário de funcionamento de fim de ano
Publicidade
Situação semelhante ocorre no Cemitério Ecumênico da Paz Eterna, no Bairro Santo Antônio. Embora a manutenção do local seja feita constantemente, esta época costuma ser de preparativos diante do aumento na quantidade de visitantes. Segundo a administração, além dos cuidados para manter o espaço acolhedor, o objetivo é prestar um atendimento humanizado para o público.
Na programação do Dia de Finados está previsto um culto ecumênico a partir das 9h30. Antes da cerimônia, haverá uma bênção nas gavetas dos falecidos. Felipe Renato Rauber, gestor do Paz Eterna juntamente com Rodrigo Rauber, fala sobre investimentos futuros. “Temos planos de um novo velário e ampliação dos andares do cemitério”, afirma.
Um dos gestos mais tradicionais do Dia de Finados, a decoração das sepulturas com flores já vem repercutindo no comércio. Além das floriculturas tradicionais, as lojas especializadas em buquês artificiais reforçaram os estoques para atender os consumidores.
Publicidade
Diante do crescimento na demanda pelos arranjos, a proprietária da Floricultura Encanto, Alcemira Posselt, já se programou para a ocasião. “Uma semana antes já começam a nos ligar, mas no dia 2 o número de clientes é muito maior.”
LEIA TAMBÉM: Construção de ponte de concreto avança no Bairro Margarida
A preferência entre os consumidores é variada, mas Alcemira destaca a busca por orquídeas, crisântemos, bromélias e rosas. “Nós vendemos muitas flores de vaso e de corte, assim como as de gavetas dos cemitérios.” As flores artificiais também entram na preferência dos clientes, explica a proprietária da loja Oba Oba, Marilene Aguiar Pacce. O estabelecimento oferece opções de buquês, arranjos e vasos.
Publicidade
A tendência do momento é a junção das flores com galhos verdes, segundo ela. “A preferência tem sido por opções mais elaboradas. As que mais vendemos são rosas, gérberas e margaridas”, observa. Os clientes se anteciparam neste ano, e o movimento na loja começou na semana passada. “Os últimos três dias são sempre os de mais correria também.”
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.