As portas da região Norte do País se abriram mais uma vez para o preparador de goleiros Edson Marcelo Neto. A exemplo de 2021, o cachoeirense retornou para trabalhar no Amazonas Futebol Clube, que disputará o Estadual e a Série D do Campeonato Brasileiro. No segundo semestre do ano passado, ele também atuou na equipe do Nova Mutum, do Mato Grosso, que tinha no elenco o meia Alexandre, do Avenida. Com passagem pela dupla Ave-Cruz, Neto adquire mais experiência no outro lado do mapa, em busca de novos objetivos profissionais.
“Foi muito gratificante, principalmente por ser em um cenário totalmente diferente do que tinha trabalhado até então, uma equipe nova, que buscava participar de competições nacionais. Fiquei muito feliz pelo convite para voltar. Estou muito motivado. Penso que tenho como obrigação realizar um trabalho melhor ainda”, comentou Neto.
Por causa do calor em Manaus, as atividades ocorrem em um turno, dividido entre campo e academia. “O clima úmido provoca uma sensação de abafamento, o que exige maior cuidado na preparação dos atletas, especialmente com a hidratação e o tempo de intervalo de recuperação entre os estímulos de cada exercício aplicado no treino”, explicou.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Os paredões do professor Edson
Conforme Neto, a forma de preparação dos goleiros não difere do que foi executado no Rio Grande do Sul ou no Rio de Janeiro, onde esteve no Boa Vista, em 2016. “Encontrei uma boa estrutura para os treinos, gramado em boas condições, trave móvel e demais materiais que geralmente estou acostumado a usar em boas condições e na quantidade adequada. Independente da estrutura do clube, sempre procuro realizar um trabalho embasado cientificamente, respeitando a individualidade do atleta, e busco aperfeiçoar suas qualidades.”
A receptividade da população amazonense ajudou na adaptação. Sobre a culinária, Neto reforçou que é diversificada e rica em peixes. Nos momentos de folga, ele usa o tempo para revisar planilhas de treinos, relatórios de jogos (scouts) e planejar novas atividades. Mas apontou outros momentos de lazer.
“Procuro ir na academia (com a esposa Roberta Weis), shopping e conhecer a cultura local, que nesses dois lugares (Amazonas e Nova Mutum) é riquíssima e muito diferente do Sul.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Goleiro vera-cruzense mantém o ritmo durante a quarentena
No Nova Mutum (foto abaixo), Edson Marcelo Neto buscou abrir um novo mercado, com a disputa de competições nacionais, como a Série D e a Copa Verde, em que a equipe chegou à semifinal. As atividades ocorriam no Estádio Municipal. O treino específico dos goleiros normalmente começava uma hora antes dos demais. Na sequência, eram liberados para o trabalho com o grupo. Em alguns turnos era realizado na academia, respeitando a rotina de viagens e jogos, que era bastante intensa.
Ao ingressar no curso de Educação Física na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Neto iniciou o treinamento específico de goleiros. Depois, recebeu o convite para integrar a Associação Genoma Santa Cruz. Migrou para o futsal, mas sempre procurou fazer estágios e aperfeiçoamento no campo. Em 2015, começou a carreira no Avenida, onde retornou em 2016.
Publicidade
Naquele mesmo ano, foi para o Boavista-RJ e, em 2017, teve uma breve passagem pelo Santa Cruz. Por questões particulares, ficou um período afastado do futebol profissional, porém manteve a escola de treinamentos de goleiros. O regresso foi em 2021 para o Amazonas FC a partir da indicação do preparador físico Paulo César da Veiga, o Polaco.
LEIA TAMBÉM: Times poderão fazer cinco substituições em jogos da Libertadores e da Sul-Americana
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.