Fernando Frey, de 43 anos, é bancário e pretende correr os 10 quilômetros da 15ª Rústica Estadual de Santa Cruz do Sul no dia 25 de setembro. Integrante do grupo Treino de Domingo, o atleta amador dá prioridade ao trabalho de fortalecimento muscular em academia, algo que já havia feito antes da pandemia e que retomou em abril deste ano.
Para Fernando, as atividades são fundamentais para que possa ter um melhor desempenho nas provas de que participa. Em 2018, participou da Rústica nos 3 quilômetros. Já em 2021, disputou a prova de 5 quilômetros. O evento mais recente foi a etapa de Lajeado do Circuito Sesc de Corridas.
LEIA MAIS: Inscrições para a Rústica e Meia Maratona estão abertas
Publicidade
“A corrida foi um divisor de águas para mim. Meu propósito inicial foi e ainda é a redução de peso. É um desafio diário, em que pude colher bons frutos. Não escondo de ninguém que a corrida de rua mudou a minha vida para melhor”, destaca.
Fernando está no grupo de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Para ele, o fato de ser autista jamais o impediu de compartilhar dos ambientes acolhedores das corridas de rua. “É como entrar em um novo mundo. É fascinante. Conheci muita gente, fiz amigos, passei a acreditar em mim. A corrida também é, para mim, sinônimo de inclusão. Ainda tenho muito a conquistar, mas sou muito grato à corrida.”
O atleta Juliano Cardoso Kommer, de 29 anos, da equipe Empório dos Orgânicos/InfitRun, de Santa Cruz do Sul, está motivado para uma boa performance na quarta edição da Meia Maratona de Santa Cruz do Sul no dia 25 de setembro. O principal teste será em agosto, na Meia Maratona de Florianópolis. O objetivo é completar a prova abaixo de 1h16.
Publicidade
Neste ano, Juliano venceu o duathlon de abertura do Estação Gazeta, ao lado de Fernando Finkler. No Circuito Sesc de Corridas, na distância de 5 quilômetros, venceu a etapa de Lajeado e ficou em quinto na de São Leopoldo. “Com foco e disciplina nos treinos, estou readquirindo o meu ritmo. Já estou conseguindo uma média de 3min29 por quilômetro. É um processo demorado pelo tempo parado por lesão. Para voltar ao alto nível, como em 2019, será somente no ano que vem. Estou em um momento de busca do recondicionamento físico”, explica.
LEIA MAIS: Saiba quem são os maiores participantes da Rústica de Santa Cruz
Juliano venceu a prova santa-cruzense em 2018, na primeira edição. Repetiu a conquista em 2019, com o tempo de 1h14min53, em uma performance dedicada ao treinador Jorge Peçanha, que o trouxe a Santa Cruz do Sul por meio do projeto de atletismo da Unisc. Ainda foram outros dois títulos da Rústica, em 2016 e 2017.
Publicidade
Para o fim do ano, Juliano tem o objetivo de estar no pódio geral do Circuito Sesc de Corridas em Porto Alegre, na última etapa. No ano que vem, a intenção é participar da Maratona de Porto Alegre e fechar com um tempo de 2h40 para se credenciar às maratonas de Londres e Berlim, sonhos do atleta para a carreira.
A 15a Rústica Estadual e 4a Meia Maratona de Santa Cruz do Sul têm realização da Fundação Gazeta – Jornalista Francisco José Frantz e Gazeta Grupo de Comunicações, com promoção da Rádio Gazeta FM 107,9 e patrocínios de Uniodonto, Radson, Unimed VTRP, Unisc e KTO, além do apoio da Germani Alimentos. No site eventosesportivos.gaz.com.br, o atleta pode conferir o mapa detalhado das provas e vídeo dos trajetos, além de acessar a ficha de inscrição e o regulamento.
LEIA MAIS: Meia Maratona vai sofrer uma alteração de percurso
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.