Geral

Preparação do Estado para enfrentar eventos climáticos extremos será o foco da comitiva do RS na COP28

O enfrentamento aos eventos climáticos extremos priorizando a proteção da vida será o foco dos representantes do governo do Rio Grande do Sul na Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP28). O evento, que reúne autoridades mundiais nas discussões sobre o enfrentamento das mudanças climáticas, inicia-se nesta quinta-feira, 30 e segue até 12 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes. 

Durante 13 dias, milhares de pessoas, de diferentes nacionalidades, passarão pela Expo City, lugar escolhido para receber os visitantes desta edição. O governo gaúcho será representado pelo vice-governador Gabriel Souza, que estará presente nos primeiros dias do evento. 

LEIA TAMBÉM: Em Portugal, Lula reforça crítica ao atual nível da taxa Selic

Publicidade

A titular da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Marjorie Kauffmann, fará parte da comitiva e estará em Dubai, participando das discussões relacionadas ao clima, até 10 de dezembro. 

“Nosso objetivo ao participar desses eventos é mostrar a realidade do Rio Grande do Sul, buscando apresentar as nossas cadeias produtivas e a conciliação entre desenvolvimento e preservação ambiental”, disse Marjorie. “Nos anos anteriores, estivemos engajados em mostrar a nossa produção agropecuária sustentável. Neste ano, adicionamos a essa possibilidade a busca por alternativas de adaptação e de minimização dos impactos das mudanças climáticas”, pontuou. 

A programação do Rio Grande do Sul na COP28 inclui participações em painéis que tratarão sobre os biomas Pampa e Mata Atlântica, transição energética justa, ações diante dos eventos climáticos extremos e estratégias de combate às mudanças climáticas (Proclima2050). O cronograma contará, ainda, com a participação em assembleias e mesas redondas, reuniões subnacionais e com bancos de fomento, anúncios e visitas técnicas. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Dia do Meio Ambiente: pela preservação e uso sustentável

O representante da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) na COP 28 será o engenheiro florestal e coordenador do Comitê Gestor do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono no Rio Grande do Sul (Plano ABC+ RS), Jackson Brilhante. Ele discutirá na conferência as ações e políticas que vêm sendo implementadas na agricultura gaúcha. 

“O Estado possui oito metas a cumprir até 2030 para o controle das emissões de gases do efeito estufa. Com isso, teremos uma expansão de 4,6 milhões de hectares com agricultura de baixo carbono e a mitigação de 75 milhões de dióxido de carbono equivalente (tCO2eq) com a adoção dessas práticas agrícolas”, afirmou o coordenador do ABC+ RS. 

Publicidade

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) acompanharão o vice-governador nos primeiros dias da conferência. Além da Sema e da Seapi, farão parte do grupo integrantes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). 

O Rio Grande do Sul enviou representantes para a COP27, no Egito, e para a COP26, na Escócia, quando reafirmou o compromisso de neutralização das emissões de carbono até 2050. 

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE POLÍTICA

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.