A manhã dessa sexta-feira, 13, foi de encerramento e premiação da “Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade” da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Neste ano, 177 trabalhos foram submetidos à iniciativa, sendo 102 apresentados. Destes, 28 foram contemplados, 21 como prêmios-destaque e outros sete com menção honrosa.
A coordenadora da Feira de Ciências, professora Cláudia Mendes Mählmann, destacou a felicidade dos alunos ao receberem a premiação. “Eles ficam muito felizes e orgulhosos pelo trabalho que realizaram”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Escola Família Agrícola de Vale do Sol realiza formatura de nova turma neste sábado
Publicidade
Segundo ela, a premiação é um retorno da dedicação que tiveram, uma forma de reconhecer o esforço dos grupos. “Alguns ficam uma semana com as medalhas no pescoço. A felicidade deles é notável.”
O primeiro projeto a receber a honraria de prêmio-destaque foi o Brincadeiras Quadradas x Brincadeiras Redondas, das alunas Valentina Simon, do 2º ano do Ensino Fundamental, e Isabelly Ruppenthal, do 1º ano do Fundamental, da Escola Municipal Dom Pedro II, de Venâncio Aires. Elas estavam acompanhadas das professoras de alfabetização Samara dos Santos e Thais Theisen.
Conforme Samara, o projeto fala sobre o uso de telas nas brincadeiras; por isso, denominadas “brincadeiras quadradas”. Já as “brincadeiras redondas” são as demais, que não necessitam do uso desse tipo de tecnologia. O projeto surgiu a partir da história A Menina da Cabeça Quadrada, escrita por Emília Nuñez.
“A gente teve essa ideia porque sabemos hoje em dia como é o uso exagerado das telas por todos, não somente pelas crianças”, disse a professora. Valentina e Isabelly se disseram felizes por participar do projeto. A parte preferida de Isabelly foi ir até a rua para brincar. “Gostei muito”, comentou.
Publicidade
Um incentivo para as pesquisas científicas
A professora Cláudia Mählmann ressaltou que 18 alunos que participaram da feira receberam bolsas de Iniciação Científica Júnior, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). O objetivo é proporcionar que eles continuem contribuindo com a área por meio de novas pesquisas ou continuação de seus projetos.
As bolsas, que oferecem R$ 300,00 por ano, foram destinadas a alunos do Ensino Médio e Ensino Técnico matriculados em escolas públicas ou que sejam bolsistas em escolas privadas. “É uma bolsa de incentivo e auxílio até para deslocamento e alimentação dos estudantes”, explicou Cláudia.
Para 2025, a Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade da Unisc já tem data marcada no calendário acadêmico: será entre 20 e 24 de outubro. O evento deste ano teve apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do CNPq. A expectativa para a próxima edição é manter a adesão e o crescimento do número de projetos participantes, bem como a qualidade das propostas.
Publicidade
LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade