Categories: Regional

Prêmio Vitor Mateus Teixeira

Os vencedores da 15ª edição do Prêmio Vitor Mateus Teixeira, oferecido pela Assembleia Legislativa gaúcha, foram revelados na última semana. Foi a primeira edição do troféu José Mendes, destinado ao reconhecimento e valorização de apresentadores de programa regionalistas de rádio ou televisão. A distinção foi concedida a Jaime Ribeiro, da 96 FM, de Uruguaiana. A comissão julgadora é formada por representantes do Sindicato dos Compositores Musicais, Sindicato dos Músicos Profissionais, MTG, Fundação Vitor Mateus Teixeira e Departamento de Cultura da Assembleia Legislativa. A lista completa pode ser conferida em bit.ly/3CPxIPe.

Acordes do Pampa

A 5ª edição do Acordes do Pampa da Canção foi realizada entre os dias 13 e 14 deste mês, no CTG Passo do Rosário, em Rosário do Sul. A milonga A solidão do espinho venceu o festival, composta por Mário Lucas e Diego Vivian, interpretada por Maria Alice Rosa, a melhor intérprete. O tema foi a melhor letra. O segundo lugar foi para a milonga Pra não frouxar o garrão, de Getúlio Santana Filho, Márcio Fonseca e Milton Fontoura, interpretada por Cristiano Cesarino e Kristopher Pires. O tema ainda foi escolhido como melhor melodia. O terceiro lugar foi para o chamamé Voltarei, composta por Felipe Oliveira e Ederson Mello, interpretada por Filipe Coelho. O melhor instrumentista foi Gustavo Villaverde, com a gaita cromática em Ofício e legado. O melhor arranjo foi para ‘As nossas lanças’, com Alex Har. A chamarra No quatro das minhas retinas, de Roberto Ornes, Eri Cortes e Amilton Brum foi o melhor tema campeiro.

7º Canto dos Cardeais

A 7ª edição do festival Canto dos Cardeais foi realizada entre os dias 19 e 20 deste mês, no Ginásio Municipal Conrado Ernani Bento, em Canguçu. A composição vencedora foi ‘Flor do couro’, composta por Henrique Fernandes e Diego Camargo, interpretada por Daniel Silva e Ricardo Oliveira, com recitado de Adriano Silva Alves. O tema ainda teve o melhor arranjo instrumental e o gaiteiro Gabriel Maculan como melhor instrumentista. Caprichosa, de Juliano Javoski, interpretada por Jamesson Abreu, foi a segunda colocada. O terceiro lugar foi para Pra estância que eu nunca tive, composta por Otávio Lisboa, Cristian Camargo e Felipe Corso, interpretada por Raineri Spohr. O tema foi a melhor letra. Milonga do porto foi a melhor melodia, com Roberto Luzardo, e teve Jana Goulart como melhor intérprete. A música mais popular foi Entre a crina e o farpado, de Rafael Mota Altenburg e Odair Teixeira, que a interpretou ao lado de Mauro Silva. A vaneira Nos bailes do logradouro, de Jorge Prado e Eri Cortes, foi a música mais popular no Acordes do Pampa.

Publicidade

FOTO DA SEMANA

Raineri Spohr

O cantor nativista Raineri Spohr fará uma apresentação amanhã em Santa Cruz do Sul, a partir das 21 horas, no La Campana Parrilla & Wine Bar (Rua Borges de Medeiros, 386). O couvert é de R$ 30,00. As reservas podem ser feitas pelo número (51) 99865 1776.

Dicas culturais

Canto de Luz

A noite final da 10ª edição do festival nativista Canto de Luz, realizado em Ijuí, pode ser conferida em bit.ly/3xkBoHo. O destaque é a milonga O casarão, vencedora de melhor letra e melhor intérprete.

Publicidade

Joaquim Velho

O acordeonista, compositor e produtor musical Joaquim Velho, de Uruguaiana, lançou o álbum instrumental Afluência, com sete composições. Outro álbum disponível é Tranco de fronteira, em parceria com Éderson Inácio.

LEIA MAIS: Tradição na educação

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.