A Santa Cruz Film Commission recebeu, na tarde dessa quinta-feira, 15, o troféu de melhor locação durante o 52º Festival de Cinema de Gramado. O prêmio foi entregue pelo presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual, Diego Tafarel, no Palácio dos Festivais.
Para eleger a melhor cidade para gravações no Estado, abriu-se uma votação no site do evento. Era possível participar somente uma vez, sendo necessário cadastrar o CPF e escolher entre as comissões de Santa Cruz do Sul, Gramado e Porto Alegre. Contabilizaram-se 3.852 votos. Destes, 1.464 foram para o município.
LEIA TAMBÉM: Armandinho traz seus sucessos a Santa Cruz nesta sexta
Publicidade
Para a diretora da Film Commission municipal, Natalia Corrêa, a premiação demonstra o potencial para se trazer mais produções à região. “É um reconhecimento importante, visto que estamos trabalhando há pouco mais de um ano e é a primeira vez que ocorre esse prêmio.”
Após o ato, os convidados participaram de um happy hour na cafeteria do Museu do Festival de Cinema de Gramado (MFCG), com degustação de comidas e bebidas tradicionais de cada cidade. Santa Cruz marcou presença com as cucas da Padaria Pritsch e da Connfeipão, além das cervejas da Heilige e Holy Sheep/Tinhosa e os drinks do Gaveta.
Em meio à confraternização, o ilustrador Pepe Fontanari pintou um retrato do protagonista do filme InfiniMundo, gravado no Vale do Rio Pardo no ano passado e que será exibido hoje no festival. “Me inspirei na paleta de cores do filme para fazer esse trabalho”, afirmou o artista, que foi figurante do longa-metragem.
Publicidade
Conforme Natalia, a ideia foi promover a cidade mostrando a culinária e as suas características, como a estrutura para receber as produções.
Enfatizou ainda a economia gerada a partir da arte, com o fomo ao turismo cinematográfico – ou seja, quando as pessoas têm vontade de conhecer as cidades depois de vê-las em uma novela ou filme. “Isso fomenta toda a economia local, fazendo com que os hotéis, restaurantes e estabelecimentos em geral recebam esses turistas que vieram conhecer os cenários de uma produção audiovisual”, destacou.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: Agricultores realizam tratoraço durante ato em Santa Cruz
Publicidade
A coordenadora da Gramado Film Market, Gisele Hiltl, reiterou durante a entrega do prêmio a importância das film commissions no cenário pós-enchentes. Na sua avaliação, esses grupos colaboram para a reconstrução do Rio Grande do Sul não só por estimular a economia, mas também por motivar a população. “As gravações no Estado geram uma sensação de pertencimento e identificação com os espaços onde elas moram e incentivam as comunidades a se reerguer”, afirmou.
Para a coordenadora da Film Commission de Porto Alegre, Joana Braga, é momento de o Estado demonstrar ao mercado a retomada das produções audiovisuais. “As film commissions deixam claro para o mercado nacional que o Estado está pronto, com a estrutura reconstruída e à disposição para receber novos projetos”, afirmou.
Nesta sexta-feira, 16, às 14 horas, o público terá a oportunidade de ver as paisagens de Santa Cruz do Sul no Palácio dos Festivais durante a estreia de InfiniMundo. O longa-metragem dirigido por Bruno Martins e Diego Müller compete com outros quatro filmes gaúchos na mostra da Sedac/Iecine.
Publicidade
A produção utilizou o interior do Vale do Rio Pardo – incluindo Travessão Dona Josefa, em Santa Cruz, e Linha Rio Grande, em Sinimbu – para dar vida à cidade fictícia de Bons Costumes. É nesse lugar mágico que o protagonista, um jovem contador de histórias, apaixona-se pela compositora da banda de música local. Porém, ao declarar seu amor pela moça, a cidade é invadida por forasteiros. A situação obriga-o a utilizar de sua destreza e sabedoria para contornar a situação e vivenciar esse grande amor.
LEIA TAMBÉM: Congresso das Testemunhas de Jeová reunirá 7 mil pessoas até domingo
Durante o coquetel da Santa Cruz Film Commission na tarde dessa quinta-feira, Müller falou sobre a expectativa para o lançamento. “É uma alegria muito grande, com a primeira exibição do filme em um festival tão importante. Vai ser um dia inesquecível”, afirmou. Após a apresentação, ele irá participar de um debate junto com a equipe de filmagem e parte do elenco.
Publicidade
Destacou ainda que a plateia terá a oportunidade de conferir paisagens das duas cidades que foram destruídas após as catástrofes climáticas. Na sua visão, o filme transformou-se em um registro para relembrar locais impactados pelas enchentes. “Queremos que ele sirva de incentivo e traga força para a comunidade, para se reerguer e fazer com que esses lugares voltem a ser como eram antes”, afirmou.
Em setembro, a comunidade do Vale do Rio Pardo poderá assistir à obra na tela grande. InfiniMundo será exibido na noite de encerramento do 7º Festival Santa Cruz de Cinema, antes da premiação.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
This website uses cookies.