ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Prêmio reforça potencial de Santa Cruz para filmagens

Natalia e a gerente de atendimento da Film Commission, Vanice Souza, na premiação. Foto: Julian Kober

A Santa Cruz Film Commission recebeu, na tarde dessa quinta-feira, 15, o troféu de melhor locação durante o 52º Festival de Cinema de Gramado. O prêmio foi entregue pelo presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual, Diego Tafarel, no Palácio dos Festivais.

Para eleger a melhor cidade para gravações no Estado, abriu-se uma votação no site do evento. Era possível participar somente uma vez, sendo necessário cadastrar o CPF e escolher entre as comissões de Santa Cruz do Sul, Gramado e Porto Alegre. Contabilizaram-se 3.852 votos. Destes, 1.464 foram para o município.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Armandinho traz seus sucessos a Santa Cruz nesta sexta

Publicidade

Para a diretora da Film Commission municipal, Natalia Corrêa, a premiação demonstra o potencial para se trazer mais produções à região. “É um reconhecimento importante, visto que estamos trabalhando há pouco mais de um ano e é a primeira vez que ocorre esse prêmio.”

Após o ato, os convidados participaram de um happy hour na cafeteria do Museu do Festival de Cinema de Gramado (MFCG), com degustação de comidas e bebidas tradicionais de cada cidade. Santa Cruz marcou presença com as cucas da Padaria Pritsch e da Connfeipão, além das cervejas da Heilige e Holy Sheep/Tinhosa e os drinks do Gaveta.

Publicidade

Em meio à confraternização, o ilustrador Pepe Fontanari pintou um retrato do protagonista do filme InfiniMundo, gravado no Vale do Rio Pardo no ano passado e que será exibido hoje no festival. “Me inspirei na paleta de cores do filme para fazer esse trabalho”, afirmou o artista, que foi figurante do longa-metragem.

Publicidade

Conforme Natalia, a ideia foi promover a cidade mostrando a culinária e as suas características, como a estrutura para receber as produções.

Enfatizou ainda a economia gerada a partir da arte, com o fomo ao turismo cinematográfico – ou seja, quando as pessoas têm vontade de conhecer as cidades depois de vê-las em uma novela ou filme. “Isso fomenta toda a economia local, fazendo com que os hotéis, restaurantes e estabelecimentos em geral recebam esses turistas que vieram conhecer os cenários de uma produção audiovisual”, destacou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: FOTOS: Agricultores realizam tratoraço durante ato em Santa Cruz

Publicidade

Propulsor para retomada

A coordenadora da Gramado Film Market, Gisele Hiltl, reiterou durante a entrega do prêmio a importância das film commissions no cenário pós-enchentes. Na sua avaliação, esses grupos colaboram para a reconstrução do Rio Grande do Sul não só por estimular a economia, mas também por motivar a população. “As gravações no Estado geram uma sensação de pertencimento e identificação com os espaços onde elas moram e incentivam as comunidades a se reerguer”, afirmou.

Para a coordenadora da Film Commission de Porto Alegre, Joana Braga, é momento de o Estado demonstrar ao mercado a retomada das produções audiovisuais. “As film commissions deixam claro para o mercado nacional que o Estado está pronto, com a estrutura reconstruída e à disposição para receber novos projetos”, afirmou.

InfiniMundo é atração da tarde em Gramado

Publicidade

Publicidade

A produção utilizou o interior do Vale do Rio Pardo – incluindo Travessão Dona Josefa, em Santa Cruz, e Linha Rio Grande, em Sinimbu – para dar vida à cidade fictícia de Bons Costumes. É nesse lugar mágico que o protagonista, um jovem contador de histórias, apaixona-se pela compositora da banda de música local. Porém, ao declarar seu amor pela moça, a cidade é invadida por forasteiros. A situação obriga-o a utilizar de sua destreza e sabedoria para contornar a situação e vivenciar esse grande amor.

LEIA TAMBÉM: Congresso das Testemunhas de Jeová reunirá 7 mil pessoas até domingo

Durante o coquetel da Santa Cruz Film Commission na tarde dessa quinta-feira, Müller falou sobre a expectativa para o lançamento. “É uma alegria muito grande, com a primeira exibição do filme em um festival tão importante. Vai ser um dia inesquecível”, afirmou. Após a apresentação, ele irá participar de um debate junto com a equipe de filmagem e parte do elenco.

Publicidade

Destacou ainda que a plateia terá a oportunidade de conferir paisagens das duas cidades que foram destruídas após as catástrofes climáticas. Na sua visão, o filme transformou-se em um registro para relembrar locais impactados pelas enchentes. “Queremos que ele sirva de incentivo e traga força para a comunidade, para se reerguer e fazer com que esses lugares voltem a ser como eram antes”, afirmou.

Em setembro, a comunidade do Vale do Rio Pardo poderá assistir à obra na tela grande. InfiniMundo será exibido na noite de encerramento do 7º Festival Santa Cruz de Cinema, antes da premiação.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

© 2021 Gazeta