Com o objetivo de reconhecer publicamente os melhores projetos nas áreas de proteção à infância e à adolescência, o Prêmio Gestor Público RS, uma iniciativa do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RS (Sindifisco-RS) e da Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS (Afisvec),visitou Venâncio Aires durante essa semana. A auditora-fiscal Adriana Oliveira da Silva conheceu a história e a gestão compartilhada do Centro Integrado de Educação e Saúde (CIES). Instalado há seis anos pela Administração Municipal, o local já prestou mais de 20 mil atendimentos à crianças com dificuldades de aprendizagem.
Sob o tema “Investir em sonhos é mudar a realidade”, o prêmio Gestor Público chega a 14ª edição com mais de uma centena de projetos inscritos pelos municípios gaúchos. Pela primeira vez, a capital do chimarrão inscreve o CIES e passa para a fase de análise dos visitadores. Conforme a auditora Adriana Oliveira da Silva, o projeto é fantástico por agregar diferentes secretarias em um plano de governo. “Apesar dos resultados empíricos e não mensuráveis em números, com certeza esse local foi base de transformação de vidas”, depõe a avaliadora.
Durante mais de quatro horas, a auditora entrevistou profissionais do Centro, o secretário municipal da Educação, Emerson Henrique, e o prefeito Airton Artus, que deixou suas férias para falar sobre o projeto que implantou em 2009. “Ainda como médico e secretário da saúde, identificava que muita criança deixava a escola ou não aprendia como o esperado por questões de saúde ou psicológicas. Um óculos, um acompanhamento médico ou uma avaliação de fonoaudióloga, por exemplo, podem ser determinantes na aprendizagem de uma criança”, destacou o prefeito.
Publicidade
A cerimônia onde serão conhecidos os projetos vencedores da edição 2015 do prêmio será realizada no dia 10 de novembro, no teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS.