A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e o Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas da Universidade Federal de Pelotas (Nimeq/Ufpel), com apoio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), vão promover durante a Expoagro Afubra 2024 o 9º Prêmio Afubra/Nimeq de Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para Agricultura Familiar. A premiação ocorrerá nas categorias Empresa, Inventor e Pesquisa e Desenvolvimento.
Em qualquer uma delas, a inscrição deve ser feita por meio de formulário eletrônico disponível no site www.afubra.com.br/expoagro. Na página, também é possível acessar o regulamento. Informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3713 7715 e 3713 7727 ou e-mail [email protected]. Para as categorias Pesquisa e Desenvolvimento e Inventor, as inscrições vão até 17 de fevereiro. Já para a categoria Empresa, o prazo se estende até 2 de março.
LEIA TAMBÉM: Premiação apresenta as boas ideias para o campo
Publicidade
A 22ª Expoagro ocorrerá nos dias 19, 20, 21 e 22 de março de 2024. A 21ª Expoagro Afubra teve um público de 186 mil pessoas. A soma foi de R$ 1,76 milhão de vendas na agricultura familiar (18% a mais do que na edição de 2022) e R$ 347,3 milhões em negócios realizados (57,27% a mais do que no ano passado).
Quem pode participar
A categoria Inventor é para agricultores, inventores e/ou pequenas oficinas que não se enquadram como fábricas ou empresas. Ambos precisam estar empregados na agricultura. O grupo é destinado para inventos de máquinas, equipamentos ou ferramentas agrícolas inovadoras.
LEIA TAMBÉM: Inovação e tecnologia no campo pautam o Encontro Anual de Jovens Aprendizes Rurais
Publicidade
No segmento Empresa, podem se inscrever expositores da 22ª Expoagro Afubra que sejam fabricantes de máquinas, equipamentos ou componentes agrícolas, inclusive sistemas informatizados para o uso no meio rural, produzidos e fabricados no Brasil. Também podem concorrer as máquinas ou equipamentos desenvolvidos por fabricantes ou consórcios de fabricantes, em conjunto ou não com instituições de pesquisa, ainda que em fase de protótipo. Os equipamentos devem estar expostos durante os quatro dias da feira.
O grupo Pesquisa e Desenvolvimento premiará inovações tecnológicas em máquinas, equipamentos e/ou componentes agrícolas, desenvolvidos por instituições de pesquisa e de Ensino Superior, Técnico e Médio. Serão considerados o objetivo (qual o problema que pretende resolver); originalidade e criatividade; praticidade do equipamento em facilitar e agilizar o trabalho no campo; viabilidade de sua fabricação em larga escala; menor impacto social e ambiental e relação custo/benefício.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!