Premiação em dinheiro apresentada pelo Governo do Estado repercute negativamente

A premiação em dinheiro aos municípios que mais vacinarem contra a Covid-19, anunciada pelo governador Eduardo Leite na quinta-feira, 24, não foi bem recebida pelos prefeitos e nem pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Anunciada como um incentivo às prefeituras para que agilizem as aplicações, a proposta foi duramente criticada pelos gestores municipais. No entendimento deles, a iniciativa passa para a sociedade a ideia de que a vacinação não avança mais rápido por incompetência dos municípios.

Em nota oficial, a Famurs afirmou que se o Rio Grande do Sul vem liderando desde o início os rankings de vacinação, muito se deve ao esforço dos municípios e de suas equipes de saúde. O texto diz ainda que “a demora em vacinar não é culpa das administrações municipais, mas sim da falta de doses suficientes para imunizar toda a população gaúcha”. A instituição ressaltou que para acelerar a vacinação o governo do Estado deveria cobrar o Ministério da Saúde por mais vacinas e não transferir a responsabilidade para as prefeituras. O Piratini não se manifestou sobre as críticas.

LEIA MAIS: Estado anuncia premiação de R$ 1,25 milhão para municípios que mais vacinarem

Publicidade

Comitê Técnico da Amvarp temnova reunião com o Estado

Na tarde dessa sexta-feira, 25, o Comitê Técnico da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) teve uma nova reunião com representantes do governo do Estado para analisar a atual situação da pandemia da Covid-19 na região e os resultados das ações tomadas pelas prefeituras após três alertas seguidos.

A avaliação é que as medidas implementadas pelos municípios, como reforço na fiscalização, avanço na vacinação e a política de testagem, estão de fato sendo efetivas. Apesar da estabilidade, o Estado manteve as recomendações anteriores e destacou a importância de que as ações continuem sendo realizadas. O CTR reforça o pedido para que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários se vacinem e que aquelas que já receberam a primeira dose completem a imunização.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.