Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

expoagro

Premiação apresenta as boas ideias para o campo

Foto: Alencar da Rosa

O último dia da Expoagro Afubra teve a entrega das premiações às boas ideias desenvolvidas para o campo. Seis vencedores, três individuais e três empresas, receberam o reconhecimento pelos primeiros lugares no Concurso de Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para Agricultura Familiar – Afubra/Nimeq.

O evento teve o apoio da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), através do Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas, e também da Universidade de Santa Cruz do Sul. A necessidade de ganhar tempo em sua lavoura de erva-mate levou o agricultor Alcir Zanella, de Arvorezinha, a produzir uma máquina que lhe rendeu o primeiro lugar na categoria inventores individuais. Ele criou um mecanismo para realizar a adubação da produção de erva-mate. O trabalho que antes era feito manualmente agora é mecanizado, com um trator e uma máquina de silagem adaptada.

LEIA MAIS: Expoagro Afubra 2023 tem aumento de 57% nos negócios

Publicidade

“Antes era tudo manual, chegava a inchar o braço de trabalhar. E era muito difícil, pois a nossa terra é muito acidentada. Agora, onde eu realizava a atividade em um dia, levo em torno de 12 a 15 minutos.” O produtor conta que teve um baixo investimento, e procura agora parcerias para viabilizar a fabricação da máquina em nível industrial.

O segundo lugar na premiação individual foi para o agricultor Cesar Brandt, de Grão-Pará (SC), que apresentou uma adubadeira de três linhas para a lavoura de tabaco. E o terceiro ficou com o produtor de Pelotas Jader Wilke, que concorreu com um aplicador de herbicida à bateria. Além de troféus, as premiações incluíam créditos para ser utilizados nas lojas da Afubra.

Na categoria empresas, o primeiro lugar foi para o queimador a pellets Bioqueima, da empresa Multmec, de Venâncio Aires. A inovação busca melhorar a vida do produtor rural, e uma das possibilidades é a eficiência no processo da secagem do tabaco. O mecanismo utiliza o pellet, um biocombustível feito a partir da reutilização de madeira.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Inovação no meio rural é destaque no lançamento da 21ª Expoagro

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.