O temporal de granizo que afetou a região e o Estado nos últimos dias causou prejuízos consideráveis em milhares de lavouras de tabaco. Técnicos da Afubra realizam o levantamento nas propriedades para averiguar a quantidade de estragos em cada uma delas. Até o momento, a estimativa é de que os problemas calculados já somam R$ 92 milhões. Porém, conforme o vice-presidente da entidade, Marcos Dornelles, este valor pode aumentar. “Isso é uma previsão com base nos dados levantados a campo pelos nossos avaliadores apenas em relação ao granizo. O prejuízo pode ser bem maior”, revelou em entrevista à Rádio Gazeta nesta quinta-feira, 29.
Com a intenção de chamar a atenção dos governos estadual e federal, a Afubra irá disponibilizar para lideranças municipais os resultados da avaliação. “Esperamos que as autoridades se sensibilizem com a situação. Esse prejuízo não é só dos produtores, ele afeta também toda a comunidade”, acrescentou. Além dos valores em dinheiro, outros dados preliminares da pesquisa a campo dão conta de que, até o momento, foram cerca de 5.236 hectares de tabaco perdido. Apenas no município de Rio Pardo, por exemplo, o total de área plantada registrou uma perda de 12% da produção.
Dornelles também ressaltou que as informações são referentes às plantações de fumo. Porém, há outros tipos de cultura que também tiveram a produção afetada devido à força do temporal. “Temos produtores que perderam pastagem, milho plantado, entre outros produtos. Também tiveram prejuízos causados por enchentes e vendavais. Só contabilizamos os do granizo, por enquanto”, explicou. A previsão do vice-presidente da Afubra é de que os dados finais do levantamento técnico possam ser divulgados daqui a cerca de 15 dias.
Publicidade