Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

seca

Prefeituras da região agem para atender a população em meio à estiagem

No interior de Vale do Sol, 180 mil litros a cada dia | Foto: Divulgação/GS

Em Sinimbu, de acordo com o prefeito em exercício, Jackson Rabuske, a Prefeitura atende 200 famílias diariamente, levando água com três caminhões-pipa. A Secretaria de Obras trabalha diariamente com três retroescavadeiras para a abertura de aguadas em propriedades. Na zona urbana, o racionamento foi mantido, com interrupção do abastecimento durante algumas horas da noite. A população é avisada diariamente sobre os cortes. O objetivo é recuperar os volumes dos reservatórios.

Já em Herveiras, conforme a prefeita em exercício, Carla Silveira, o racionamento foi iniciado em dezembro. Para a zona rural, são disponibilizados até 40 mil litros diários. A situação de emergência foi decretada, segundo ela, mas ainda não consta na lista estadual. Em Mato Leitão, foi decretado o racionamento de água. Até o momento, os poços artesianos estão dando conta do abastecimento das famílias no interior. A Prefeitura auxilia com o transporte de água para animais.

LEIA MAIS: Deputado pede que R$ 1,5 bilhão sejam destinados a municípios em situação de emergência

Publicidade

Em Vera Cruz, a Prefeitura emitiu alerta para uso racional da água, mas não adotou o racionamento. Para auxiliar as comunidades do interior, caminhões-pipa levaram 600 mil litros de água nas últimas semanas para as propriedades rurais.

Vale do Sol adotou o racionamento de água desde essa segunda-feira, 17, sempre das 13 horas às 17 horas. Conforme o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, Alessandro Kappel, o interior é abastecido com 180 mil litros por dia, por meio de dois caminhões-pipa. Os pedidos estão aumentando na medida em que as fontes e poços secam. Muitas vezes, os caminhões circulam até a noite para fornecer água às famílias. “Não dá para encher piscina, lavar casa e carro. Temos que manter a água para o uso essencial”, frisou Kappel.

Situação é amenizada em Venâncio Aires

Com um decreto de racionamento assinado pelo prefeito Jarbas da Rosa na última sexta-feira, 14, Venâncio Aires contou com uma melhora na situação após as chuvas recentes. De acordo com o gerente local da Corsan, Ilmor Dörr, foi possível fazer uma barramento provisório no ponto de captação do Arroio Castelhano, o que ajudou a recuperar o sistema. Dörr aponta que a situação está normalizada no abastecimento, mas salienta que o nível de água ainda não é o ideal.

Publicidade

LEIA MAIS: Estiagem causa prejuízos à agricultura e ameaça o abastecimento do País

Na última semana, as bombas captaram muito ar e prejudicaram o fornecimento de água, principalmente nos bairros em pontos mais elevados. Com isso, a população deve manter os cuidados para evitar desperdícios. “A vazão das bombas está dentro do normal, que é de 160 litros por segundo. Os reservatórios estão cheios e o Arroio Castelhano recuperou o volume. Vamos aguardar para que se mantenha dessa forma”, disse.

Empresário oferece área para a construção de reservatório de água

Enquanto sofre com racionamento e até falta de abastecimento em algumas regiões da cidade, Venâncio Aires ganhou uma esperança nessa terça-feira, 18, para o futuro da captação de água. O empresário Dirceu Henckes, que atua no ramo imobiliário, ofereceu ao prefeito Jarbas da Rosa a doação de uma área de 23,7 hectares no loteamento Benoni, próximo às margens da RSC-453. O terreno, em região baixa e próxima à várzea do Arroio Castelhano, será destinado para a construção de um futuro reservatório de água para o município.

Publicidade

A falta de perspectivas para o futuro da captação e o agravamento, a cada verão, da situação do abastecimento foram os principais motivos para o prefeito Jarbas da Rosa não assinar aditivo de prorrogação de contrato com a Corsan. “Estamos vivendo mais um ano de estiagem e falta de perspectivas. O que queríamos da Corsan era isso, uma luz para o futuro. Essa esperança estamos tendo agora com esse terreno”, comemorou o prefeito.

Encaminhamento da proposta de doação ocorreu nessa terça-feira, no gabinete do prefeito Jarbas da Rosa | Foto: Divulgação/GS

Os termos de doação serão encaminhados pela equipe de Planejamento da Prefeitura que, em seguida, notificará a Corsan sobre a área e o pedido de estudo técnico de reservatório. “Ainda existe um caminho longo a percorrer, mas precisávamos dar o primeiro passo, e ele foi dado. Só temos a agradecer a esse empresário e à família dele pela sensibilidade e parceria com o nosso município”, disse o prefeito.

LEIA MAIS: Venâncio inicia racionamento de água; veja situação de outros municípios na região

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.