Categories: Regional

Prefeitura vai multar Corsan por problemas de falta de água

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul anunciou na tarde deste domingo, 16, que vai multar a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) por problemas de falta de água na cidade. O prefeito Telmo Kirst esteve reunido com procuradores e secretários municipais para debater o assunto neste domingo.

A Procuradoria-Geral do Município (PGM) vai instaurar nesta segunda-feira, 17, um processo administrativo para multar a companhia. Segundo o prefeito, a Corsan precisa reforçar as equipes. “Precisamos de garantias mínimas à população de que o serviço vai ser fornecido de maneira adequada”, disse Kirst.

Conforme o contrato, a fiscalização do serviço cabe à Prefeitura e a Agência Reguladora de Santa Cruz do Sul (Agerst). Por conta da falta de água, a infração é considerada de média gravidade, uma vez que houve suspensão injustificada e dano coletivo.

Publicidade

A Corsan terá que pagar multa baseada no valor das tarifas arrecadadas no mês de ocorrência da infração. Ainda nesta segunda-feira, membros do governo e da agência reguladora irão se reunir com dirigentes da companhia para cobrar explicações.

O caso

Parte de Santa Cruz do Sul ficou cerca de 46 horas sem abastecimento de água entre a última quinta-feira e esse sábado, 15. Um vazamento no Bairro Arroio Grande deixou toda a área urbana sem água na quinta. Para fazer o reparo a Corsan precisou fechar o registro geral da estação de tratamento de água (ETA), no Bairro Pedreira, provocando um desabastecimento em série que logo alcançou toda a cidade.

LEIA MAIS: Santa Cruz enfrenta 46 horas sem abastecimento de água

Publicidade

A gerente local da Corsan, Rosângela Freitas dos Santos, explicou que o problema no Arroio Grande foi resolvido no fim da madrugada de sexta-feira, mas a pressão da rede após o religamento do sistema e os bolsões de ar nos canos provocou problemas em série. Um deles – o que deixou a Zona Sul sem água por mais de 46 horas – demorou para ser identificado.

Outro problema aconteceu no entroncamento da Avenida Euclydes Kliemann com a Rua Felipe Jacobus, logo após a ponte seca do Exército. Não é a primeira vez que a rede estoura naquele local, atrapalhando o trânsito. A sequência de problemas foi tamanha que o abastecimento voltou ao normal em toda a cidade somente por volta das 14 horas de sábado.

Já neste domingo, um rompimento de rede afetou o abastecimento de pelo menos sete bairros santa-cruzenses. Moradores dos bairros Esmeralda, Castelo Branco, Santo Antônio, Distrito Industrial, Aliança, São João e Arroio Grande foram afetados. A normalização aconteceu por volta do meio-dia.

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.