Patrimônio histórico municipal, importante fonte de pesquisa para estudiosos e atração turística, o mais antigo cemitério de Santa Cruz do Sul, deverá receber em breve um auxílio da prefeitura para a execução de melhorias. Na manhã desta sexta-feira, 18, o prefeito Telmo Kirst esteve no Antigo Cemitério Evangélico, onde firmou um compromisso com a comunidade. A parceria deverá ocorrer com a doação de materiais para a pavimentação do acesso e construção de uma calçada.
Desde 2010, por iniciativa do vereador Nasário Bohnen, o cemitério é tombado pelo município e, no decorrer de 2015, por uma união de esforços foi totalmente recuperado pela comunidade. Tudo foi feito através de doações e do trabalho voluntário de moradores, de integrantes da Juventude Evangélica de Alto Linha Santa Cruz (Jealisc) e da parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Agora, a partir de um projeto elaborado por uma arquiteta voluntária, a prefeitura fará o levantamento dos materiais necessários para a execução da obra. É importante lembrar que o Antigo Cemitério Evangélico guarda 107 sepulturas dos primeiros imigrantes, sendo a mais antiga, datada de 1874 e a mais recente da década de 60.
Publicidade
Além do prefeito e do vereador Nasário, estiveram no encontro o pastor Elio Scheffler, o engenheiro da prefeitura, Leandro kroth, integrantes da Juventude Evangélica e moradores.