A implantação de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Santa Cruz do Sul teve um importante avanço no que se refere aos recursos para a obra. Com o pedido em tramitação junto ao Ministério da Saúde, o município teve assegurada uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão para o projeto. A confirmação ocorreu na manhã dessa terça-feira, 21, em Brasília, durante reunião com o deputado federal santa-cruzense Heitor Schuch (PSB), que garantiu o valor. O encontro teve a participação da prefeita Helena Hermany e do secretário municipal de Saúde, Fabiano Dupont.
LEIA TAMBÉM: Saiba onde procurar atendimento de saúde em Santa Cruz
Para avançar nos detalhes sobre o projeto, os três ainda conversaram com Chico D’Angelo, chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares do Ministério da Saúde. O objetivo foi a apresentação dos ajustes apontados pelo governo federal no momento do cadastro da proposta. “Nesta reunião, alinhamos todas as questões técnicas. Também saímos com a informação de que caminho mais rápido e apropriado é o Município assumir a construção da UPA, que será do porte tipo 1, contando inclusive com o apoio de emendas parlamentares”, afirmou o secretário.
Publicidade
A prefeita Helena Hermany celebrou o avanço nas tratativas para que Santa Cruz possa oferecer um serviço especializado naquela região que tem crescido rapidamente. “A parte alta, que inclui Linha João Alves, Linha Santa Cruz, Country, Germânia, entre outros bairros, vai ser muito beneficiada com essa UPA. Agradeço ao deputado Heitor por já disponibilizar recursos para a sua construção”, afirmou. Há algumas semanas, foram realizadas vistorias a fim de encontrar o terreno mais adequado para a unidade, mas ainda não há confirmação exata do lugar.
LEIA TAMBÉM: Ministro da Agricultura entregará patrolas e retroescavadeiras em Santa Cruz
Hospital Santa Cruz
Outro avanço da reunião no Ministério da Saúde foi o alinhamento para a instalação de uma UPA no Hospital Santa Cruz. A intenção do Poder Executivo é ampliar e qualificar o atendimento humanizado em virtude da atual sobrecarga no Pronto Atendimento da instituição. O diretor-geral do HSC, Vilmar Thomé, apresentou o projeto arquitetônico, já com as alterações que haviam sido solicitadas pelo Ministério da Saúde. Agora a instalação da UPA, também do porte tipo 1, vai entrar na etapa de ajustes técnicos finais. Em razão da situação de calamidade pública, o Estado foi autorizado pelo órgão federal para agilizar o consentimento para a implantação das novas unidades.
Publicidade
A previsão é de que as obras da nova unidade junto à casa de saúde fiquem prontas ainda neste ano. Quando esse serviço estiver em funcionamento, Santa Cruz vai contar com duas UPAs. A primeira, localizada no Bairro Esmeralda, tem como foco o atendimento aos moradores dos bairros da Zona Sul da cidade.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade