Categories: Regional

Prefeitura terá Comissão de Prevenção a Acidentes de Trabalho

O Setor de Segurança do Trabalho, ligado à Secretaria Municipal da Administração, instituirá na Prefeitura de Venâncio Aires a primeira Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA). A comissão é inédita entre as Prefeituras da região e está prevista a partir do Regulamento de Saúde e Segurança do Trabalho (RSST), criado em 2015.

De acordo com dados da Administração Municipal, apenas no último ano, 36 pessoas ficaram afastadas do trabalho por acidentes típicos, de trajeto ou doenças ocupacionais na Prefeitura. Os períodos variaram de dois dias a dois meses. “A CIPA, desta forma, será órgão de apoio ao Setor de Segurança do Trabalho e do Serviço Médico Oficial, pois ela irá colaborar na implantação de ações em saúde do trabalhador, divulgar programas e projetos que visem à prevenção de acidentes e doenças do trabalho, sensibilizar os servidores à adoção de hábitos e comportamentos seguros, dentre outras ações que auxiliem na redução desses índices e garantam um meio ambiente de trabalho mais equilibrado”, destacou o técnico em Segurança do Trabalho do município, Rafael Ody Haas.

Como médico especialista em Medicina do Trabalho, o prefeito Airton Artus destacou a importância e as dificuldades para a implantação de programas de prevenção e proteção à integridade física e à saúde dos servidores públicos. “Apesar de ser de extrema importância, é muito difícil modificar hábitos e culturas de uma organização, especialmente quando vem de muitos anos de estabilidade”, lembra Artus.

Publicidade

O secretário da Administração acrescenta que a criação da primeira Comissão Interna de Prevenção de Acidentes dos poderes executivos municipais do Vale do Rio Pardo será, inclusive, instrumento de valorização do servidor público, dando mais representatividade à classe.

Quanto à estrutura e organização, a CIPA da Prefeitura terá funcionamento semelhante à iniciativa privada, relata o Técnico em Segurança do Trabalho do Município. Será composta de forma paritária, por 1% dos servidores ativos do município, compreendendo representantes escolhidos pelo poder executivo municipal e outros eleitos pelos servidores. A participação na CIPA não garante a seus membros estabilidade no serviço nem ensejará remuneração.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.