A Prefeitura de Santa Cruz do Sul informou na noite desta quinta-feira, 13, a suspensão da vacinação de professores da Educação Infantil contra a Covid-19. As aplicações começaram nesta quinta e 743 profissionais chegaram a receber a primeira dose ao longo do dia.
No entanto, ainda nessa quarta-feira, 12, o Supremo Tribunal Federal (STF) deferiu uma liminar, solicitada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, confirmando que os municípios devem seguir o Plano Nacional de Imunizações – que não prevê imunização de professores neste momento. Com base nesta decisão, a Prefeitura resolveu suspender as aplicações.
LEIA MAIS: STF determina que ordem do plano de vacinação não deve ser alterada
Publicidade
Nesta sexta-feira, 14, seguirão sendo imunizados os demais grupos prioritários, entre eles pessoas com 40 anos ou mais de idade e comorbidades. As vacinas são oferecidas em todos os postos de saúde de Santa Cruz, na cidade e no interior.
O município recebe nesta sexta-feira um lote com doses da Coronavac. As vacinas são muito aguardadas porque há atraso na administração complementar de muitas pessoas que receberam a primeira dose deste imunizações. O intervalo recomendado entre as aplicações é de 28 dias. As doses devem ser distribuídas no sábado, no Parque da Oktoberfest.
Vacinação nesta sexta-feira, 14:
Público:
- pessoas com 60 anos ou mais;
- pessoas com Síndrome de Down, maiores de 18 anos;
- pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação continuada (BPC) de 40 anos ou mais (essas deverão constar em listagem que estará presente nos postos de saúde);
- pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (Hemodiálise), acima de 18 anos (presentes em listagem nominal que está nas unidades);
- trabalhadores das forças de segurança e salvamento (presente em listagem nominal que está no ponto de vacinação ao lado do Cemai);
- pessoas com comorbidades (de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra Covid-19) de 40 anos até 59 anos.
Locais: Postos de Saúde da cidade e do interior
Área Urbana: 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 16h30
Interior: 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 16 horas
Publicidade
A Secretaria Municipal da Saúde reforça que as pessoas devem levar cópia do atestado médico, receita, laudo ou exame que comprove a comorbidade junto com o original. A cópia ficará na unidade de saúde para registro.
Segunda dose – apenas Covishield
Bloco 31 da Unisc (SIS)
8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade